Depois de dois meses, saúde continua “esperando” contratação de empresa terceirizada para suprir o atendimento médico nas UBS

2015-04-10_190211
Surpreendentemente o secretário de saúde revelou que é “impossível monitorar a situação dos postos de saúde de toda cidade”

Na cidade o atendimento está precário e no inteior, os postos de Faria Lemos, Vale dos Vinhedos e São Pedro seguem sem atendimento médico

A situação da saúde pública no interior de Bento Gonçalves continua dramática. Os postos de saúde de localidades rurais continuam sem médicos , apesar do secretário de saúde, Diogo Siqueira, ter prometido empenho para recolocar médicos nos postos do distrito de Faria Lemos, Vale dos Vinhedos e São Pedro
Siqueira lamenta o impasse com uma empresa terceirizada na contratação dos médicos, mas não justifica o por que a prefeitura não contrata esta empresa .“Há um mês esses médicos deveriam estar trabalhando. Dependemos de uma empresa para buscar esses profissionais e estamos trabalhando para acertar da melhor forma possível”, admite, sem mostrar nenhuma ação para resolver o problema.
Apesar de repetir o discurso que estão trabalhando para resolver a questão, o secretário admite: “Eu não posso garantir uma data, porque a ideia era no mês passado. O mais correto é dizer que dependo de uma empresa para contratar esses médicos. Estamos trabalhando para acertarmos tudo”
Quando questionado a falta de médico, por causa das férias de um médico atuante no posto de saúde do bairro Zatt, Siqueira tratou com naturalidade a situação, sem se comprometer em substituir o médico em férias. “Com o médico saindo de férias existe a defasagem no atendimento, mas de alguma forma tentamos suprir essa falta”,falou, sem demosntrar como.

“Impossível monitorar”
Surpreendentemente o secretário de saúde revelou que é “impossível monitorar a situação dos postos de saúde de toda cidade” , e nas palavras dele, um município da magnitudade de Bento sempre precisará de mais atendimento”, justifica. Em entrevista gravada admitiu não saber qual médico está lotado em que unidade e quantos deles dão atendimento.

Situação dos postos
Já que o Secretário de Saúde admitiu não saber a situação dos médicos, a Gazeta fez uma varredura para auxiliá -lo.
A seguir a situação encontrada nas UBS e ESF da cidade, lembrando que todo o interior está sem atendimento médico.
*A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), localizada no bairro Botafogo, está com quatro médicos trabalhando por turno. Os médicos que estavam atuando no interior foram realocados em unidades centrais como a UPA e o Samu, a fim de manter os atendimentos de urgência e emergência
* UBS – Progresso (Idoso) – Apenas consultas agendadas e a médica lotada na unidade só consulta nas quintas à tarde.
* UBS – Vila Nova – tinha 10 fichas na fila de espera as 7h30min e a médica não atende nas quartas.
* UBS – Central – 15 fichas foram distribuídas as 7h30min e mais sete 7 fichas distribuídas a 1h30min. Segundo informações o atendimento médico acontece todos os dias da semana.
* UBS – Santa Helena – 20 fichas foram distribuídas as 7h30min para consultas comdois médicos.
* UBS – Goretti – não atendeu ao telefone, por várias tentativas
* UBS – Cohab – A atendente se negou a passar informações
*ESF – Aparecida – Distribui cinco fichas às 7h 30min30 para consultas com um médico
*ESF – Zatt – O Médico lotado na unidade está em férias e não foi substituido por nenhum outro profissional. Durante o mês não terá atendimento, apenas “casos prioritários”, mas não foi explicado como nempor quem será feito o atendimento. Pacientes de modo geral estão sendo orientados a procurar a UPA em São Roque.
*ESF – Conceição/Tancredo – são distribuídas de 5 a 10 fichas nas segundas, quartas, quintas e sextas feiras às 7h30min
*ESF – Municipal – 12 fichas distribuídas na segunda, quarta e quinta pela manhã cedo. Resstantando que foi que a médica se “desligou da unidade ou foi transferida” e na próxima semana não há garantia de atendimento ao público.
*ESF – Ouro Verde – São 10 fichas todos os dias na fila pela manha, e na quinta o são 5 .
*ESF – Santa Marta – 8 fichas distribuídas diariamente somente pela manhã.
*ESF – Progresso Unidade II – 8 fichas tdistribuídas diariamente . Exceto quintas-feiras à tarde e sexta- feiras pela manhã.
*ESF – Licorsul – 6 fichas distribuídas diariamente odas as manhãs e 6 fichas distribuídas diariamente à tarde nas segundas, quintas e sextas-feiras.
*ESF – Barracão – 6 fichas distribuídas segundas, quartas e sextas-feira pela manhã e à tarde com apenas médico em atendimento.
*ESF – Eucaliptos – Não atendeu o telefone durante todo o dia de quinta-feira
*USF/UPA São Roque – Unidade atende por agendamentos a comunidade do bairro. Casos considerados emergência, o “atendimento ocorre em protocolo de UPA” (sic).