Curso de enologia tem mais de 400 inscritos para vestibular no IFRS

2015-04-10_190211

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) registrou um número surpreendente para o número de inscritos no ano de 2017 para o curso de enologia. Dentre vestibulandos que tentam entrar no curso via Sisu ou pela prova promovida pela própria instituição, foi contabilizado o total de 437 inscrições, que deverão preencher as 60 vagas do curso, divididas entre turnos manhã/tarde e tarde/noite, ou seja, a média fica em torno de 7,28 alunos por vaga.
As maiores ocorrências das inscrições estão em relação ao SISU, que abrange dentro de si mais três diferentes formas de ingresso: além da ampla concorrência, é possível concorrer a vaga pela lei das cotas e também via ações afirmativas (que são vagas reservadas por algumas instituições para candidatos com limitações físicas, por exemplo). Apesar de apenas dois alunos registrados para a única vaga relativa a ações afirmativas, a relação de alunos vaga para ampla concorrência é de 8,33, e para as cotas é de 13,88, sendo esta a maior de todo o concurso.
Para as vagas pela prova, o número é um pouco menor. Para o turno manhã e tarde são 130 inscritos para as 30 vagas, ou seja, 5,33 alunos por vaga. Para o turno tarde e noite, 114 pessoas cadastraram-se para as 15 vagas disponíveis, totalizando 7,6 pessoas por vaga.
O que chama atenção, é que no último ano o número de alunos foi muito menor do que neste vestibular: os 96 inscritos para as 30 vagas abertas até então somaram 3,20 alunos por vaga, ou seja, 4,08 a menos do que em 2017.

Confira a lista geral de candidatos por vaga de todos os cursos do IFRS: