Curiosidades do mundo dos recém nascidos

2015-04-10_190211
Baby girl

Talvez os primeiros meses dos bebês, enquanto eles são considerados recém-nascidos sejam os mais difíceis para os novos pais, afinal, eles estão se conhecendo mutuamente naquele momento. Nesta fase, a atenção aos bebês fica é total, os pais velam dia e noite as suas reações, respiração, espasmos involuntários, risos, choros e tudo mais que venham deles.
Saiba alguns detalhes e revelações que são comuns a quase todos os recém-nascidos.

O cheiro do primeiro cocô
O mecônio, que é o primeiro material expelido pelos bebês, assim que nascem é composto de muco, fluído do útero e outros coisas que eles digeriram enquanto estavam no útero da mãe, mas, ele ainda não tem as bactérias intestinais que tornam o cocô fedorento.

Eles podem parar de respirar
Nos primeiros dias de vida, a respiração irregular é muito comum, por isso, os bebês podem para de respirar por 5 a 10 segundos, não muito mais que isso. Mesmo essa fração de tempo sendo suficiente para deixar os novos pais em pânico, é preciso manter a calma e esperar pelo próximo suspiro.
Gosto musical Uma pesquisa feita em uma Universidade da Finlândia atestou que por até quatro meses após o nascimento s bebês reconhecem as músicas que escutavam enquanto ainda estavam no útero da mãe. Esses sons podem até mesmo acalmar os bebês já que elas acabam remetendo a toda tranquilidade e segurança da barriga.

Cores vistas por eles
Nos primeiros meses de vida, de acordo com algumas pesquisas, atestam que os recém-nascidos veem apenas preto, branco e cinza, mas, quando passam a enxergar cores, a primeira delas é o vermelho.

O peso dos bebês
Logo que os bebês nascem, é comum uma pequena perda em seu peso, mas, chegando ao sexto mês os bebês dobram de peso. Essa taxa vai diminuindo conforme os meses passam, afinal. O maior índice de mudanças passa a ser em seu tamanho, que quadruplica até o final dos dois anos.

300 risos ao dia
De acordo com os especialistas, quando os bebês aprendem a sorrir, eles riem muito mais que os adultos, que esboçam cerca de 60 sorrisos ao dia, para os bebês são cerca de 300.

Ossos dos bebês
Os bebês nascem com quase 50% a mais de ossos que os adultos. No início da vida eles têm cerca de 300 ossos, que conforme o crescimento deles acabam se fundido, tornando-se na fase adulta cerca de 206 ossos. Inclusive, um deles nem é osso ainda, a patela nos recém nascidos é uma estrutura de cartilagem.

Sem lágrimas
No primeiro mês de vida, o duto lacrimal dos bebês ainda não está planamente desenvolvido, por este motivo as lágrimas não aparecem. A umidade produzida inicialmente serve apenas para manter o olhar saudável mas não ao ponto de escorrer. Alguns bebês tem o pleno desenvolvimento do canal lacrimal somente após o quarto mês.

Peludinhos
Durante a gestação o feto é coberto de pelinhos, essa camada chamada de lanugo é formada dentro do útero e geralmente cai ainda durante a gestação.
Mas, em alguns casos, não raros, os bebês nascem com essa camada de pelos que acabam perdendo naturalmente nos primeiros dias após o nascimento.

Muito soninho
A média de sono dos recém – nascidos é de 16 horas por dia, que são muito importantes para a liberação do hormônio do crescimento, que é liberado enquanto eles dormem e irão auxiliar em todo o processo de desenvolvimento do bebê.

Olhos para mamãe
Os bebês têm uma visão muito curta, cerca de 30 centímetros, por isso, como a mãe é a pessoa que eles têm mais contato próximo, em razão da amamentação, acabam sendo para elas todo seu olhar.

Estrábicos?
Ainda em relação ao olhar dos nenéns, é comum que nas primeiras semanas de vida os bebês apresentem um olhar estrábico, já que como eles estão treinando os músculos que comandam os olhos, e ainda não têm o domínio total sobre eles isso pode acontecer. Não é preciso se preocupar caso a incidência diminua com o passar do tempo.

Sangramento na fralda
As meninas podem ter no primeiro mês de vida, um leve sangramento que lembra o final da menstruação, isso ocorre em razão da alta quantidade de estrogênio (transferida pela mãe) que está no bebê durante a gestação. No momento do nascimento esse alto fluxo de hormônio é interrompido podendo causar a condição semelhante a menstruação.

A cor dos olhos
É muito comum observarmos bebês que nascem com os olhos azuis ou cinzas e com tempo a cor muda, isso acontece porque eles têm pouca melanina nos olhos quando nascem, e conforme vão sendo expostos a luz, a produção de melanina aumenta e a cor do olho muda.