Curados de covid-19 podem enfrentar pelo menos 3 sequelas

2015-04-10_190211

Alguns pacientes vão exigir acompanhamento e reabilitação após se recuperarem de covid-19.

Dados do Ministério da saúde atualizados na quarta-feira (20), relevam que, até o momento, mais de 3,4 milhões pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus no Brasil já se recuperaram. Mas a dúvida é: como ficará a saúde dessas pessoas pós-covid-19? Haverá sequelas?
De acordo com Renata Castro, especialista em clínica médica e pós-doutora em cardiologia pela Universidade de Harvard, mesmo pessoas com quadros leves de covid-19 podem permanecer com sequelas. “Cansaço, falta de ar, dor de cabeça e dores musculares podem permanecer por semanas, mesmo após o vírus ser eliminado no organismo e a pessoa já apresentar sorologia que sugira imunidade”, diz.
Segundo a médica, acredita-se que a explicação para isso seja a intensa reação inflamatória causada pela infecção da covid-19 no corpo.

Conjuntivite e outras
manifestações
menos comuns
Para a especialista, há uma preocupação com os efeitos cardíacos, mas ela observa que dores musculares e perda de massa muscular também têm acometido pessoas curadas, levando ao quadro de síndrome pós-covid-19.
“O que mais tem preocupado todos nós, médicos, em especial os cardiologistas, são as sequelas cardíacas. Infelizmente, mesmo pessoas sem história prévia de doença cardíaca, é possível apresentar alterações da função cardíaca, provavelmente por agressão direta do vírus ao coração”, afirma.
E como quase tudo relacionado ao coronavírus, há ainda várias dúvidas sobre essas sequelas. Não se sabe, por exemplo, se elas são reversíveis ou não. Porém, os
médicos sabem que muitos desses pacientes precisarão de acompanhamento e reabilitação.
“Por isso, é importante que as pessoas que tiveram covid-19 fiquem atentas a sintomas como palpitações, falta de ar, dor no peito e fadiga excessiva”, avalia a médica Renata Castro.
Abaixo, estão os três principais pontos de atenção observados em pacientes recuperados :