Cuidados que devem ser tomados com peixes de estimação

2015-04-10_190211
Aquários devem ser mantidos limpos para não intoxicar os peixes

Os peixes são bonitos, coloridos, quietos, comem pouco e a sujeira que fazem fica contida em um único local, por isso são levados para casa por muitos brasileiros. Mas, se eles não forem tratados da forma correta, a sua vida pode ser encurtada drasticamente.

Alimentação dos peixes
Os peixes podem ter hábitos alimentares mais carnívoros ou herbívoros, no quesito de proteínas. Na alimentação, é importante atentar para as gorduras (ter entre 5% e 6% de extrato etéreo) e para o excesso de vitamina A, que também é tóxico para o peixe.
Eles enxergam muito bem as cores, mas não é bom que ingiram uma ração com corantes artificiais, pois mancham muito a água e podem gerar alergias. Outro ponto é que a ração não deve sobrar no aquário. Quando isso acontece, é sinal de que o dono está oferecendo comida em excesso para o animal.

Aquários
O aquário deve ser montado de acordo com hábitos e tamanho dos peixes que viverão ali. No caso dos bettas, não há necessidade de um filtro, mas a água deve ser trocada por completo pelo menos uma vez por semana. Caso seja trocada pela metade, pode intoxicar o animal com amônia.
O aquário também deve ser lavado e a água tratada com condicionador específico ou anticloro, e aguardar por aproximadamente uma hora antes de movê-lo de volta — para que ela fique em temperatura ambiente.
Já nos grandes aquários, é indispensável o uso de filtros, aquecedores, e até mesmo luz artificial de acordo com as espécies e tamanho do recipiente. Nesses casos, não se deve retirar a água por completo. Se for trocá-la toda a semana, deve se remover 1/4 do total e repor com a água tratada. Se preferir fazer esse processo a cada 15 dias, metade do líquido deve ser trocado.