Cuidados especiais para cães idosos

2015-04-10_190211

Quando a transição de adulto para idoso chegar, acontecerá uma série de transformações no seu cão, e é importante que você se prepare para essas mudanças a fim de proporcionar qualidade de vida ao seu velhinho de quatro patas.

Alimentação
As necessidades nutricionais mudam entre cada faixa etária, por isso é tão importante que seu pet sempre receba a ração adequada para a fase de vida na qual ele se encontra. Os ossos e as articulações dos cães (especialmente os de raças grandes e gigantes) são bastante afetados com o tempo. A primeira maneira de se evitar esses problemas é, com certeza, a manutenção do peso adequado ao porte do cachorro e a preservação da sua massa muscular, que precisa ser capaz de reduzir a carga sobre as articulações.
Conhecida como ração sênior, a alimentação para cães idosos possui quantidade reduzida de calorias e reforço de vitaminas em comparação às rações para filhotes ou adultos, além de ser formulada com menos sal, reduzindo os riscos de problemas cardíacos e insuficiência renal.
Durante a terceira idade, os pets também tendem a apresentar dentes desgastados e mandíbula enfraquecida, por isso, preferem alimentos mais fáceis de mastigar.

Higiene
A pele, as orelhas e os dentes do seu velhinho precisam de atenção especial. Opte por dar banho no pet em dias ensolarados de temperatura amena e seque-o imediatamente. Tenha cuidado redobrado com a higiene bucal, evitando o acúmulo de tártaro e proliferação de bactérias, que podem causar diversos problemas e dificultar ainda mais a mastigação.

Exercícios
Ainda que o pet demonstre menos disposição de modo geral, a atividade física deve ser estimulada, desde que haja moderação e cuidado. Caminhadas mais curtas sob temperatura amena, assim como brincadeiras dentro de casa que não exigem tanto esforço, são uma boa ideia para evitar obesidade, atrofias nos músculos, problemas articulares e até depressão e ansiedade.
O acompanhamento de um médico-veterinário de confiança é essencial para garantir a saúde e o bem-estar de qualquer cachorro, e isso se torna ainda mais importante durante a velhice. Não deixe de levar o pet para ser examinado a qualquer sinal de que há algo errado com ele.