Cuidado com a quantidade de carinho e de petiscos na quarentena

2015-04-10_190211

Estamos passando mais tempo em casa com os nossos pets e, assim como nós, eles também saíram da sua rotina. Alguns passeiam mais agora que os tutores estão em casa, outros passeiam menos, mas com certeza uma coisa todos eles compartilham: o aumento na oferta de petiscos ou outros alimentos em casa! O excesso de petiscos e o fornecimento de outros alimentos, assim como uma mudança na rotina, podem causar alterações no intestino deles, ocasionando diarreias e desconforto. Por isso devemos proteger a saúde intestinal dos nossos amigos! A oferta de probióticos e Glutamina aos pets nesse momento pode ajudar na melhora e até mesmo na prevenção dessas alterações intestinais. Uma mudança brusca, tanto na rotina quanto na alimentação, pode levar à um desequilíbrio da microbiota intestinal, fazendo com que bactérias patogênicas (ruins) se proliferem no intestino. Mas o que é um probiótico? Um probiótico nada mais é que um suplemento que possui bactérias e leveduras benéficas ao intestino que, quando em maior quantidade no intestino, conseguem diminuir a proliferação de bactérias patogênicas, devolvendo o equilíbrio da microbiota intestinal do animal, e melhorando ou até mesmo prevenindo as diarreias. A Glutamina, por sua vez, também auxilia na recuperação da parede intestinal, permitindo que o intestino absorva melhor os nutrientes e tenha uma melhor recuperação dos sintomas de diarreia. Diarreias não resolvidas podem levar a outras alterações e, por isso, é muito importante prestarmos atenção ao equilíbrio da saúde intestinal, permitindo assim que nossos pets permaneçam saudáveis ao nosso lado, pois o que mais queremos é que eles estejam bem e saudáveis conosco.

Ansiedade de separação depois da quarentena

Muitos cães podem começar a sofrer de ansiedade de sepação quando você voltar a sua rotina normal, pós pandemia. Os cães que sofrem de ansiedade de separação sofrem de estresse agudo quando têm que ficar sozinhos. Eles passam a apresentar comportamentos de estresse, ansiedade, medo ou até fobia quando percebem ou antecipam que vão ser deixados sozinhos. Veja alguns sintomas da ansiedade:
– Acompanham o tutor para todo lugar que vai,
– Ficam ofegantes,
– Babam muito,
– Não se alimentam e recusam o alimento,
– Andam no perímetro do local ou arranham sem parar o mesmo local ou objeto,

E quando o cachorro está sozinho ou o tutor não tá presente, eles:
– Vocalizam muito (latidos, choro, uivos),
– Urinam ou defecam dentro da casa (ou em local que não costuma fazer),
– Destroem objetos com cheiro forte do tutor, como roupas, sapatos, móveis de muito uso e controles remotos, ou pontos de saída da casa, como portas, cortinas, maçanetas, piso próximo a pontos de saída e portões,
– Movem os objetos da casa,
– Podem vomitar e ter diarréia,
– Ficam super inquietos, andando de um lado pro outro, ou paralisam totalmente, não se mexem, as vezes suam tanto que as patas ficam molhadas e você consegue até ver marcas de patas no chão.  Então, para o bem do seu cachorro, mesmo que você queira ficar o tempo todo dando muito carinho e aproveitando o tempo junto, lembre-se que essa fase vai passar e que pode ser difícil para ele se enquadrar na nova rotina, o que pode causar a ansiedade de separação, que vai deixar você e seu pet angustiados.  Se você puder, leve ele para passeios, tente fazer uma rotina aproximada do que era o normal dele. Isso vai facilitar muito para que depois vocês não sintam bruscamente a volta a vida normal.

Cuidados com os gatos

Alguns animais ficam irritadiços com a presença mais constante do dono em casa, podendo até demonstrar agressividade. Animais que ficam muito tempo sozinhos enquanto os donos trabalham podem estranhar muito o movimento. O melhor a fazer, se o animal estiver estressado e agressivo, é deixá-lo quieto e não ligar som alto ou televisão, pois ele está acostumado com o silêncio.