Crianças mentirosas tem a memória mais apurada

2015-04-10_190211
Os mentirosos têm uma capacidade de memória maior do que os honestos

As crianças começam a mentir com 2 anos e meio de idade, segundo um estudo de 1989. Mas por que elas ficam boas nas mentiras?
Publicado pelo Journal of Experimental Psychology, um novo estudo mostra que alguns alunos da segunda série – 6 e 7 anos – são bastante hábeis em mentir. E mais: os mentirosos têm uma capacidade de memória maior do que os honestos.
Para a pesquisa, 114 crianças de 6 e 7 anos foram informadas de que jogariam um jogo de trivia, com três perguntas.
Se elas acertassem todas, ganhariam um prêmio. As duas primeiras eram bem fáceis: (1) que barulho um cachorro faz? (2) qual a cor das bananas? A terceira pergunta, no entanto, era bem complicada: (3) qual é o nome do menino do quadrinho Spaceboy? (???)
Todas as perguntas eram de múltipla escolha, com quatro opções de respostas, e estavam escritas em um cartão com a resposta correta no verso. A cada resposta, a carta era virada e o resultado era revelado para criança.
Na última pergunta, o entrevistador saia da sala e deixava a última carta em cima da mesa com o lado da resposta virado para baixo. As crianças foram orientadas a não virarem a carta, enquanto isso, uma câmera gravava todos os movimentos da sala.
Agora vem a grande surpresa: quase todas crianças obedeceram a ordem! Apenas pouco mais de 25% delas viraram a carta e responderam a pergunta de forma correta.
Antes da tarefa, os pesquisadores também mediram a memória das crianças através de testes verbais e escritos.
As crianças com maior capacidade de memória e de trabalho verbal também foram as que mentiram melhor no jogo de trivia, o que faz todo sentido – um cérebro que tem um bom controle sobre a linguagem é, provavelmente, também um cérebro que pode manipular essa língua quando necessário, a fim de mentir.
Mentira tem perna curta, mas memória longa.