Crianças e a natureza

2015-04-10_190211
Com roupas adequadas para cada clima, é possível levar a brincadeira para fora de casa mesmo no inverno

Procure dosar, ao longo do dia, momentos de atividades internas e outros de atividades ao ar livre com a crianças.
Cultive plantas em vasos e pequenos canteiros, caso você não tenha espaço para um gramado.
Deixe as crianças brincarem descalças, e em dias muito quentes até mesmo sem camiseta.
Não evite sair se está um dia mais frio. Não existe dia ruim para brincar do lado de fora, mas sim roupas adequadas para o clima. No frio coloque agasalho, mas saia com as crianças. É importante que percebam suas necessidades corporais, somente elas sabem se estão com frio ou calor e a quantidade de agasalhos que as aquece. Ajuda-as se conhecerem, comece com estes detalhes. Pergunte se estão com frio, se precisam se aquecer mais.
Organize um planejamento que considera as estações. Por exemplo, na primavera é bom observar os pássaros, deitar debaixo das árvores, cantar e brincar de roda na areia, perceber as plantas, observar o colorido das flores e desenhar os insetos que circulam. As chuvas de verão ensinam sobre o fluxo das águas, nutrem a curiosidade, acalmam e instigam ao mesmo tempo. Se possível, arrisque um belo banho de chuva.
Plante com as crianças, faça uma horta suspensa, cultive ervas para o chá que será servido no lanche. Organize um rodizio para que cuidem das plantas, semeando, regando e tirando o mato. Faça disto um hábito.
Se você não tiver arvores e jardim, leve os elementos naturais para dentro de casa, como toquinhos de diferentes madeiras, conchas, pedras variadas, caixas de areia, folhas e flores desidratadas, sementes.
O fogo também é um elemento da natureza muito instigante para as crianças. Fazer atividades culinárias as aproximam dele, fogueiras na festa junina, contar histórias à luz de velas e fazer pinturas com giz de cera derretido.
Basta tomar as devidas precauções para que tudo isto seja aproveitado em segurança. Uma vez assistidos pelos adultos, podem aprender que existem limites e que precisamos saber nos proteger dos perigos nesta relação com o fogo e em tantas outras que a vida nos apresenta.
Experimente oferecer elementos da natureza durante as brincadeiras. Diferentes tipos de sementes, folhas, gravetos, penas, pedras, conchas, são elementos simples e que podem nos surpreender nas mãos das crianças.