Crescimento das exportações estimula a explorar novos mercados

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As transações no mercado internacional cresceram quase 9% no polo moveleiro em 2017

O reaquecimento dos negócios com a Argentina, a consolidação dos Estados Unidos como destino e remessas para novos mercados no Oriente Médio resultaram num crescimento de 8,9% nas exportações dos móveis produzidos no polo de Bento Gonçalves em 2017, em comparação com o ano anterior. Esse fortalecimento do polo no mercado externo é a estratégia da indústria contra a crise econômica instalada desde 2015, que deixou danos principalmente àquelas empresas com produção focada para o varejo interno. Empresas como a BRV Móveis atualmente têm forte estratégia de exportação focada em mercados-alvo onde haja parceiros ou centros de distribuição.
O diretor Vinicius Benini explica que a indústria preferiu focar sua presença em países com consistência nas importações de sua linha de racks, estantes, mesas de computador, livreiros e outros complementos para a casa no modelo RTA (Ready to Assemble, ou pronto para montar). “Existe uma demanda forte por produtos com facilidade de montagem. Hoje, exportamos 30% da nossa produção, principalmente para a América Latina, Estados Unidos e Emirados Árabes”.
Dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior compilados pelo Sindmóveis mostram que o crescimento das exportações de móveis em Bento Gonçalves foi superior ao desempenho do Rio Grande do Sul e do Brasil como um todo. Enquanto as empresas locais exportaram 38 milhões de dólares em 2017, o que representa um crescimento de 8,9% em relação ao ano anterior, o estado e o país tiveram incremento de 4,9% e 6,9%, respectivamente.
Dentro dos principais mercados, os melhores resultados foram obtidos no Uruguai, Chile, Argentina, Colômbia, Panamá, México, Paraguai e Estados Unidos. Destaque ainda para o incremento de exportações para a Arábia Saudita (+1029,2%), Emirados Árabes Unidos (+117,1%) e Índia (+1098,3%). Parte desse desempenho está amparado nas ações do Comitê Internacional que o Sindmóveis mantém para estudar e apontar oportunidades no mercado externo para as empresas associadas.

Inteligência comercial
Em 2017, esse comitê ajudou empresas locais a fortalecerem negócios nos Estados Unidos, a maior economia e o maior mercado consumidor de móveis do mundo – e que ainda está em crescimento. O valor estimado de seu consumo de móveis é de mais de US$ 160 bilhões. Além do maior mercado e com grande potencial de negócios, também é um dos mais exigentes e competitivos, o que demanda uma maior preparação e investimento para realizar negócios internacionais. Para esse destino, as exportações do polo cresceram 19,6% no ano passado.
O diretor Internacional do Sindmóves, Leonardo Dartora, pontua que o mercado mundial de móveis tem importações de em torno de USD 150 bilhões ao ano, sendo que o Brasil detém menos de 0,5% desse mercado.
Nesse contexto, ele reforça que existe um grande potencial para as exportações brasileiras – desde que a indústria atenda às exigências de atendimento, produto e entrega dos diferentes mercados. “As maiores dificuldades referem-se à gestão empresarial no sentido de uma estratégia consolidada de internacionalização, e também no que se refere a design e marca. Entretanto, os resultados nos mostram que estamos avançando”, analisa.

Projeto Comprador Movelsul Brasil
Forte oportunidade para as empresas exportadoras é o Projeto Comprador da Movelsul Brasil 2018, que está em contagem regressiva para sua próxima edição, de 12 a 15 de março. Realizada desde o ano 2000, essa é uma das principais ações simultâneas dentro da feira, gerando negócios entre as fabricantes de móveis e importadores. Na última Movelsul, em 2016, foram 780 rodadas de negócios entre 120 empresas brasileiras e 30 importadores convidados.
Para esse ano, o projeto ganha ainda mais corpo, com 50 importadores convidados a negociar com fabricantes e, dessa vez, também com designers brasileiros. Até o momento, mais de 100 indústrias e estúdios de design confirmaram presença. As rodadas de negócios serão realizadas com agendamento durante os dias da feira, com apoio da Apex-Brasil por meio dos projetos setoriais Brazilian Furniture, da Abimóvel, e Raiz, do Sindmóveis.
A JMarcon, uma das fabricantes indústrias nacionais de salas de jantar, com sede em São Marcos, alcançou o mercado europeu justamente no ano 2000, depois da participação na primeira edição do Projeto Comprador Movelsul Brasil. Naquela época, a empresa obteve bons resultados na Espanha, voltando-se depois para os mercados da América Latina e depois reduzindo suas exportações.
Agora, a fabricante pretende retomar a estratégia para ampliar de 5% para 10% a participação das exportações no seu faturamento.
O gerente da empresa, Leonardo Marcon, conta que, atualmente, os principais destinos das exportações são Paraguai e Uruguai. Adaptações nos produtos ampliaram a aceitação nos países vizinhos. “Para as exportações, desenvolvemos uma linha de cadeiras desmontadas com sistema de montagem prático e muito resistente, o que fez com que o frete fosse otimizado, podendo transportar uma quantidade muito maior de cadeiras em um contêiner”, conta.
Para o Projeto Comprador da Movelsul Brasil 2018, foram convidados importadores dos principais mercados-alvo para o setor moveleiro nacional: Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, México, Peru, Colômbia, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, países da África e Reino Unido (com expansão para os demais países da Europa).
Países com oportunidades de negócios identificadas também serão convidados: Índia, Austrália, Kuwait, Qatar, Bolívia, Aruba e Guatemala.

Serviço | Movelsul Brasil 2018
Feira de Móveis e complementos para o lojista e especificador
Quando: 12 a 15 de março de 2018, das 12 às 20h
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (alameda Fenavinho, 481)
Entrada gratuita mediante credenciamento. Aberta apenas ao público profissional (lojistas, representantes, arquitetos, designers, decoradores, importadores, profissionais da construção civil e imprensa)