Creci se posiciona sobre acusações de estelionato

2015-04-10_190211
Diretora do Creci, Jocimara Nunes, e o delegado, Vinícius Lima Saturino

Uma onda de supostos golpes por parte de um corretor de imóveis de Bento Gonçalves virou a grande dor de cabeça de pessoas que pensavam estar adquirindo o seu imóvel. Até o momento 15 pessoas já registram o Boletim de Ocorrência contra o corretor acusado, e estima-se que o prejuízo das pessoas lesadas esteja em torno de R$ 200 mil.
Em entrevista exclusiva ao Jornal Gazeta, o Delegado do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis Vinícius Lima Saturino esclarece alguns pontos sobre o envolvimento de um credenciado na acusação de estelionato.
Posicionamento
do Creci
“O Creci por meio do seu presidente e nós da delegacia já estamos sabendo do ocorrido e estamos analisando as informações que estão sendo prestadas deste indivíduo que ocasionou este fato aos clientes. E estamos acompanhando de perto (junto a polícia) da melhor maneira possível este caso” destaca Saturino.

Punição
Saturino salienta que o indivíduo pode perder o registro de corretor de imóveis e comprovado o crime de estelionato ele irá responder judicialmente. O delegado ainda alerta para que as vítimas lesadas, sempre façam as denúncias junto ao Creci, para que o corretor possa ser julgado no Creci-RS.

Prevenção
A diretora aponta cinco recomendações básicas:

1- “Consultar um corretor credenciado e habilitado pelo Creci, um profissional que tenha feito gestão imobiliária ou curso técnico de transação imobiliárias”.
2- “Consultar se o imóvel é propriedade do vendedor”.
3- “Observar se a construtora ou incorporadora fez o registro da incorporação no registro de imóveis”.
4- “Se o empreendimento possui o alvará emitido pela prefeitura do município autorizando a construção do imóvel”.
5- “Solicitar a certidão negativa de ônus dos proprietários do imóvel”.
Nunes ainda afirma que seguindo estes cinco passos o consumidor irá realizar um compra tranquila e segura.