Cor pérola: o que é, como usar  esta cor incrível na decoração

2015-04-10_190211

Quando se pensa em um ambiente clássico, neutro e elegante, a cor pérola é uma das primeiras que vem na cabeça

E não é a toa. A sofisticação já começa pelo nome, uma vez que a cor foi batizada com o mesmo nome de uma joia produzida lá no fundo do oceano.

Vamos saber mais então sobre essa cor e descobrir como aplicá-la na decoração?

Cor pérola: afinal, que cor é essa?

A cor pérola não é uma unanimidade nas cartelas cromáticas que existem por aí. Essa cor pode variar entre um bege claro com fundo rosé ou um bege claro amarelado.

Existem ainda outras variações da cor pérola que passam por um fundo levemente acinzentado. Ou seja, não existe um consenso sobre a tonalidade exata dessa cor. O que se pode garantir é que ela integra a paleta dos tons Off White, aquela cor que é quase branca só que não.

Essa diferença de tonalidade é ainda mais visível entre as marcas de tintas, uma vez que cada fabricante possui sua própria versão da cor pérola.

Por isso é importante que você analise o catálogo de cada marca antes de comprar a tinta pérola para parede.

Quais cores combinam com a cor pérola?

A cor pérola é aconchegante, acolhedora e neutra.  Isso quer dizer que praticamente todas as cores do circulo cromático combinam com ela.

Contudo, você não precisa usar todas essas cores. A dica é escolher duas ou três cores que se harmonizem entre si e também com a cor pérola.

Essa escolha vai passar também pelo estilo decorativo que você pretende dar ao ambiente. Um espaço clássico e com toque de elegância e sofisticação vai casar muito bem com a combinação entre pérola e tons amadeirados, por exemplo. Vale ainda apostar em tons metálicos nos detalhes, como dourado, prata e o rosé gold.

Já em um ambiente mais moderno, a cor pérola pode ser combinada a tons de cinza e alguma tonalidade mais vibrante nos detalhes, como o amarelo, por exemplo.

À seguir a algumas sugestões de cores que se harmonizam perfeitamente com a cor pérola: branco, tons off white (gelo, bege, neve, champanhe, etc), rosa claro, bege, amarelo, tons terrosos (cáqui, caramelo, mostarda, terracota, etc), azul marinho, dourado, prata, rosé gold, cobre, cinza, preto

Qual cor combina com pérola na parede

Uma das maneiras mais comuns de inserir a cor pérola na decoração é pintando as paredes.

E aí sempre vem a dúvida: como combinar a cor pérola da parede com o restante do ambiente? Tudo vai depender, como já dissemos anteriormente, do estilo que você deseja dar ao espaço.

Quer algo mais clássico? Então pinte a parede de pérola e invista em mobílias de tonalidades neutras e claras, como branco e bege ou ainda em móveis de madeira. Já em ambientes modernos, a parede pérola combina com objetos cinzas, pretos e em cores mais quentes e vibrantes, como o amarelo.

Para garantir um efeito mais rústico e aconchegante, combine a cor pérola da parede com peças em tons terrosos, como uma roupa de cama em tom de caramelo, por exemplo.

Cor pérola na sala

A cor pérola na sala é um clássico. Ela é fácil de combinar e sempre cria um espaço acolhedor e harmonioso.

Uma dica para usar a cor perola na sala é pintando as paredes com a cor e investindo em móveis e demais objetos em tons neutros e claros, garantindo um visual clean e aconchegante.

Cor pérola nos quartos

A cor pérola nos quartos pode estar presente tanto nas paredes, quanto na roupa de cama e até no tapete e nas cortinas.

Aqui, a dica é criar uma paleta de cores aconchegante e que permita o relaxamento e o descanso. E para isso uma boa pedida são os tons terrosos combinados ao pérola.

Mas se a intenção é montar um quarto mais sofisticado, experimente combinar a cor pérola com elementos metálicos, como dourado ou rosé gold.

Cor pérola na cozinha

A cozinha é outro reduto clássico da cor pérola. Aqui, a cor pode ser inserida na parede, seja por meio da tinta, seja por meio dos revestimentos.

Vale ainda colocá-la em detalhes, como na luminária e nos acessórios. E caso opte por móveis planejados, considere utilizar a cor na porta dos armários, por exemplo.

Cor pérola no banheiro

No banheiro, a cor pérola transmite sobriedade e elegância. A cor fica incrível quando usada nas paredes, mas também pode ser colocada nas toalhas de banho, no tapetinho e até mesmo nos pequenos objetos, como a saboneteira, por exemplo.

Uma boa dica é combinar a cor pérola da parede do banheiro com tons amadeirados nos armários.