Conhecimento e qualificação em mais de 20 palestras na Wine Conference

2015-04-10_190211

Wine South America chega em setembro com objetivo de incentivar a comercialização e o consumo do vinho brasileiro. Além de reunir num único lugar mais de 250 expositores, a feira pretende mostrar a produção nacional – e todos os segmentos que, direta ou indiretamente, são influenciados por ela.

Conhecimento
De 26 a 29 de setembro, renomados especialistas e profissionais do vinho se encontram na Wine Conference, com painéis detalhados sobre a viticultura brasileira. Do enoturismo à gastronomia, do ensino e pesquisa à comercialização, das indicações geográficas ao impacto socioeconômico do plantio de uvas no Nordeste, inclusive com espaço para conhecer as tendências de consumo das bebidas vinícolas – pautas que ajudam a compreender como o país trabalha a questão vitivinícola serão abordadas em 20 palestras.
“A Wine Conference é uma oportunidade para diagnosticar processos e procedimentos adotados no Brasil quanto a sua atuação na viticultura, contribuindo para o aumento de sua competitividade global”, comenta Alberto Piz, diretor do grupo Milanez & Milaneze, promotor da Wine South America.
Os interessados em participar podem adquirir seus ingressos antecipadamente pelo site www.winesa.com.br.

WineConference
No dia26 de setembro diferentes indicações geográficas do Brasil, com Jorge Tonietto, engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Uva e Vinho.
Conjuntura e Perspectivas da Vitivinicultura Brasileira, com José Fernando da Silva Protas, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho.
Produção de vinhos seguros e de qualidade como diferencial para conquistar mercado, com Jacinta B. Valente, engenheira de alimentos e sócia proprietária da Biscotteria Itallinni.
No dia 27 de setembro Comercialização, com Ademir Brandelli, enólogo e sócio proprietário da Vinícola Don Laurindo, e Natália Zandonai, enóloga e sócia proprietária do Cobo Wine Bar.
Cozinha de Natureza, com Rodrigo Bellora, Chef de Cozinha e proprietário do restaurante Valle Rustico.
Ensino e Pesquisa, com Lucas Dal Maggro, enólogo doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Mariana Dullius, professora de Enologia no IFSC Campus Urupema.
Viticultura, com Marcio Dallé, supervisor de viticultura da Moet Hennessy do Brasil – Vinhos e Destilados, e Leonardo Ferrari, enólogo e gerente da Vinícola Abreu Garcia e técnico dos sucos de uva Questo Si.
Palestra Brasil Vitivinicola, com Mauricio Roloff – sommelier, jornalista e professor do curso de gastronomia da Unisinos.
Enologia / Enogastronomia, com Giovanni Ferrari, enólogo da Vinícola Salton, e Bruna Dachery, coordenadora e docente do curso Tecnologia em Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul.
Temas Emergentes em Vitivinicultura, com Marcos Gabardo, professor da Unipampa.
Divulgação e Comunicação, com Sandy Corso, enóloga e sommelier da Vinícola Salton.
Enoturismo, com Bruna Cristófoli, enóloga responsável, técnica e gestora comercial da Vinícola Cristófoli e representante comercial para o Brasil da JM Gonçalves Tanoaria, e Roberto Cainelli Jr, enólogo e sócio proprietário da Vinicola Cainelli, membro do Comitê de mercado do Ibravin e presidente da Associação Vale do Rio das Antas.
No dia 28 de setembro o Centro do Patrimônio e Cultura do Vinho – CEPAVIN, com Vander Valduga, professor adjunto do curso de Bacharelado em Turismo e do Mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná e Vice-coordenador do CEPAVIN, e Rosa Medeiros, professora do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Enoturismo e o papel do profissional enólogo, com Hernanda Tonini, bacharel e mestre em turismo, doutora em desenvolvimento rural e coordenadora de pós-graduação do IFRS Campus Bento Gonçalves.
O sommelier e os desafios nos canais de distribuição de vinho no Brasil, com Wagner Gabardo, proprietário da escola de sommeliers Alta Gama em Curitiba.
Slow Food e Hospitalidade no Brasil, com Vander Valduga, professor adjunto do curso de Bacharelado em Turismo e do Mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná e Vice-coordenador do Centro do Patrimônio e Cultura do Vinho.
Paisagem, Patrimônio e Vinho, com Rosa Medeiros, professora do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Enoturismo na França, com Vagner da Silva Machado, professor e pesquisador.
No dia 29 de setembro indicações geográficas e marcas registradas: duas ferramentas para construir a reputação de sua marca de vinhos no mercado mundial, com Giovani Orsoni, advogado italiano e inglês, representante de marcas europeias, diretor da empresa De Simone & Partners.
Impactos sociais e econômicos da produção de uva no Nordeste brasileiro, com Sofia Hauschild, assessora comercial e econômica.