Confira alguns mitos e verdades sobre catnip!

2015-04-10_190211

Você sabe quais os efeitos e contraindicações dessa erva específica para gatos?

Muitas pessoas utilizam catnip com os gatos. Uns para deixá-los mais calmos, outros pois acreditam fazer bem para a saúde dos felinos. Mas você sabe quais os reais efeitos e possíveis consequências de se utilizar essa planta tão comum na alimentação dos gatos? A catnip, ou Nepeta caria, planta da mesma família da hortelã, possui Nepetalactone, uma substância que faz bem aos gatos, e dependendo do roganismo do seu bichano, pode causar tanto euforia ou relaxamento, sem comprometer a saúde do gato.

Efeitos
Geralmente quando inalada, o perfume causa euforia, estimulando o bulbo olfatório, a amígdala e o hipotálamo. Já quando é ingerida, o efeito é contrário, causando o relaxamento. As reações são momentâneas e não passam de 10 minutos de duração.

Dependência
Ao contrário do que se pode acreditar, a catnip não causa dependência nos bichanos. Pelo contrário, o que pode acontecer é o organismo do gato se acostumar ao uso da erva e ela parar de fazer efeito. Contudo, por mais que na maioria dos casos não hajam efeitos maléficos, o uso deve ser controlado pelo dono, sem deixar à exposição do gato, e qualquer reação adversa deve ser comunicada a um veterinário.

Contraindicações
Em geral, não existem contraindicações para o uso de catnip. E algumas situações, contudo, o gato pode ficar extremamente relaxado ou eufórico, o que pode levar à agressividade.

Uso
Ótimas maneiras de utilizar a catnip é pô-la em brinquedos, como bolinhas e arranhadores, para que o gato esteja em contato, mas sem exagero.

Cultivo
Além de poder ser comprada em pet shops, a catnip pode facilmente ser cultivada dentro de casa, exigindo poucos cuidados. Basta plantar na primavera, caso seja em ambiente externo, e entre o outono e o verão em apartamento, em um local que tenha incidência direta de luz solar. A rega pode ser feita apenas quando a terra estiver seca. As folhas secas devem ser retiradas, e quando a planta já estiver madura o suficiente, basta cortar na altura das folhas e deixar secando naturalmente, até ser possível triturar e salpicar nos brinquedos do gato.