Confete ecológico a custo zero. Divirta-se sem prejudicar o meio ambiente

2015-04-10_190211
og:image

A bola da vez é o confete, que é uma tradição antiga do Carnaval, e que pode ser feito de forma sustentável sem agredir e poluir o meio ambiente, já que feitos com materiais biodegradáveis e não poluentes. Embora geralmente os confetes sejam feitos com papel colorido e reciclado, existe um porém,:são vendidos em sacos plásticos, que hoje é um dos principais poluentes que causa impactos destrutivos à natureza, além do desperdício de materiais que são usados apenas por alguns minutos. A proposta, portanto, é otimizar os recursos e criar seus próprios confetes em casa, reciclando ou reutilizando materiais, como: papel; folhas de revistas e jornais; folhas secas e pétalas que caem das plantas na Natureza.

Outra vantagem de confeccionar seus confetes é que podem ser feitos em casa, sem gastar dinheiro, só reaproveitando materiais e confeccioná-los junto com os familiares. Assim, a diversão acaba começando mesmo antes do Carnaval. Quem tem filho pode aproveitar esse momento lúdico, para brincar com eles de fazer confetes e, assim, eles estarão desenvolvendo a criatividade e as habilidades motoras, além da cidadania e consciência ambiental. Gostou dessa proposta? Então, mãos à obra, confira as várias maneiras de fazer confetes para o teu Carnaval Ecológico = Diversão sem impacto prejudicial ao meio ambiente!

Confetes de papel reciclado
Certamente você deve ter em casa papel que já foi utilizado ou que está sobrando em alguma gaveta, que pode ser desde: jornais velhos; revistas ou folhetos de supermercados e lojas; papel de embrulho ou de presente; ou, até, pedaços de papelão, cartolina e folhas de papel que sobraram após algum trabalho de escrita ou artístico. Bem, junte tudo o que você precisa para fazer uma boa quantidade de confetes e, para isso somente será necessário: tesoura e furador de papel. Para fazer o confete, basta cortar os vários tipos de papel em tiras de cerca de 2-3 cm de largura, e sobrepor alguns – o suficiente para conseguir enfiar no perfurador para fazer o clássico confete redondo.

Detalhe: existem perfuradores para fazer confetes com formatos diversos como coração, estrelas, flores, entre outros e, por isso, as crianças com sua imaginação irão certamente apreciar fazer confetes com esse tipo de ferramenta. Quando os confetes estiverem prontos, guarde-os em sacos ou envelopes de papel para serem utilizados no momento do Carnaval!

Confetes de folhas secas
Uma ideia muito original e super-sustentável é criar confetes com folhas naturais secas. É, além de tudo, muito aventureira, pois a primeira missão será coletar as folhas secas na natureza, parques, ruas, ou praças. E isso pode ser feito com as crianças, com os cachorros, enfim, com uma expedição familiar.