Competição científica envolve mais de 12 escolas da região em Bento Gonçalves

2015-04-10_190211
Cerca de 150 alunos devem participar de competição estudantil

Rally Científico acontece no dia 3 de junho e deve reunir cerca de 150 alunos

Está chegando a 8ª edição do Rally Científico, competição que envolve alunos do 3º ano do Ensino Médio. Segundo a professora e organizadora do evento (edição Bento Gonçalves), Tânia Morelatto, é esperado a participação de aproximadamente de 150 alunos. Cada equipe é composta por dez estudantes. As inscrições estão abertas até o dia 1º de maio, e o evento acontece no dia 3 de junho, com início a partir das 7h30 min.
O evento, contudo, começa duas semanas antes para os alunos participantes. “Aqui na cidade antecipamos uma ou duas tarefas, que consiste no conceito de construir. Eles recebem a tarefa 15 dias antes do evento para levarem prontas no dia da competição. As outras atividades são realizadas no dia”, explica.
Ao longo dos últimos anos tem aumentado o número de competidores na gincana. Na visão de Tânia, é a prova de que o evento é um sucesso entre os alunos. “Esperamos um número ainda maior de escolas, porque é um evento que deu certo; o número de escolas participantes é crescente e os alunos gostam dessa experiência. A intenção é o aluno mostrar aquilo que aprendeu na escola, e o resultado está na prática”, comenta.
O evento está centrado nas engenharias, porém, ainda segundo a professora, são desenvolvidas tarefas em outras áreas do conhecimento. “Os alunos têm atividades também nas áreas da geografia e português, desenvolvendo habilidades em outros campos”, diz.

O engajamento entre os alunos
O aluno de engenharia mecânica, Douglas Moraes Soares participou do Rally Cientifico em 2011, que segundo ele, foi importante no processo de escolha da profissão. “Na época eu já era técnico em mecânica, mas tinha bastante dúvida naquilo que faria, e no Rally foi bom porque ajudou muito através de atividades práticas. Nessa competição decidi a área que iria seguir”, lembra.
Ainda segundo Soares, os desafios sempre o motivaram nas tarefas diárias. Para as atividades da competição, cada estudante da equipe trabalhava naquilo que se destacava. “Tivemos um prazo para desenvolver a tarefa e apresentar no dia. O interessante é que não sabiamos sobre muitas tarefas, e cada um se dividia para cada atividade”, conta.

Qual é a programação?
O Rally Científico é uma promoção da UCS, através do Projeto ENGFUT (Engenheiro do Futuro), cujo objetivo é possibilitar aos estudantes de Ensino Médio a oportunidade de desenvolver a vocação científica, através de atividades voltadas à ciência e a tecnologia.
Apenas estudantes do terceiro ano no Ensino Médio de escolas públicas, das redes estadual, municipal e privadas dos municípios da Serra Gaúcha.

Objetivos
-Dar oportunidade aos alunos de ensino médio de desenvolver a vocação científica, através de atividades de aprendizagens significativas voltadas à ciência e tecnologia.
-Desenvolver nos participantes a necessidade de busca e aprimoramento de conhecimentos na área científica.
-Inserir a educação científica no dia-a-dia das instituições de ensino, buscando um desenvolvimento direto do assunto em questão.
-Atrair alunos para os cursos das áreas das Ciências Exatas, Humanas, da Saúde e Tecnologia.

Outras edições:
A Escola Elisa Tramontina, de Carlos Barbosa, conquistou a 7ª edição do Rally Científico da Universidade de Caxias do Sul. No dia 29 de outubro, 23 equipes de instituições de Caxias do Sul, Carlos Barbosa, Farroupilha, São Marcos, Garibaldi e Flores da Cunha estiveram no Campus-sede para a disputa de desafios elaborados por professores que atuam em diferentes áreas do conhecimento na UCS. Além da escola campeã, também se destacaram as equipes do Colégio São João Batista, que ficou em segundo lugar, e do CETEC–UCS, que alcançou a terceira posição. Ao todo, o Rally Científico reuniu mais de 230 estudantes do Ensino Médio. Com a competição, a Universidade busca apresentar desafios aos alunos da região, por meio de tarefas práticas e teóricas voltadas às ciências e tecnologias. A iniciativa permite aos competidores vivenciar, de forma lúdica e interativa, a infraestrutura universitária.

Rally de Bento em 2016
O Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, sediou no dia 2 de julho do último ano o 6º Rally Científico da UCS.
Participam da atividade nove escolas (e 12 equipes) de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Fagundes Varela, Caxias do Sul e Garibaldi. Durante o sábado, a partir das 8 horas, as equipes irão desenvolver tarefas práticas e teóricas voltadas às ciências e tecnologias, em que estarão vivenciando a atmosfera científica e cultural da UCS por meio de atividades que os permitem conhecer a estrutura física da instituição e práticas desenvolvidas em cursos de Engenharia. Nessas tarefas, os alunos também irão aplicar conhecimentos de diferentes áreas na resolução de problemas multidisciplinares.

Escolas participantes no Campus Universitário da Região dos Vinhedos:
– Escola Estadual São Roque, de Carlos Barbosa
– Escola Estadual Elisa Tramontina, de Carlos Barbosa (duas equipes)
– Colégio Estadual Ângelo Mônaco, de Fagundes Varela
– Escola Scalabrianiano Medianeira, de Bento Gonçalves
– Escola Estadual Dona Isabel, de Bento Gonçalves (duas equipes)
– Colégio Estadual Imigrante, de Caxias do Sul
– Escola Estadual Dante Grossi, de Garibaldi
– Colégio Cenecista, de Bento Gonçalves
– Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles, de Bento Gonçalves (duas equipes)