Como saber quais plantas são venenosas para os meus animais?

2015-04-10_190211
É preciso acompanhar o que seu pet tem comido no quintal para garantir que não tenham intoxicação

 

A coisa mais comum entre donos de pet é a famosa “plantinha” que o animal come quando sente dor de barriga e depois vomita. Mas em vários casos, essa plantinha pode ter o efeito reverso, e ao invés do vômito parecer normal, pode desencadear uma intoxicação ao seu bichinho. Muitos cães e gatos vomitam após comer plantas comuns no quintal, então melhor do que achar que eles estão comendo a planta certa, é ter certeza de que eles podem comer e que não vão piorar a situação.

Eles podem comer plantas?
Isso depende muito de qual planta eles estão se alimentando. Se forem folhas de hortelã, salsa, manjericão, lavanda, erva cidreira ou até gramíneas, sim! Pois algumas ajudam muito que o pet não sinta enjoos ou melhorem a sensação ruim depois de comer algo que não foi digerido corretamente.
É importante saber quais plantas estão no quintal onde o seu animalzinho fica. Samambaias, espada de São Jorge, copo de leite e até o lírio da paz são tóxicas e muito perigosas para a saúde do animal. A intoxicação pode acontecer por um longo período de tempo, isto é, se o seu pet tem costume de se alimentar dessas plantas diversas vezes no mês o risco de intoxicação é maior.

Como saber quando meu animal está intoxicado?
Os principais sinais de intoxicação por planta dependem do tipo de planta, a quantidade ingerida, o tamanho do animal, a idade e o estado normal de saúde dele. Para filhotes de e gatos em qualquer idade, que são mais curiosos e aprontam com maior frequência, é fácil perceber a intoxicação pela forma como se comportam e se eles apresentarem vômito ou diarreia. É preciso levar seu pet ao veterinário e saber quais plantas você tem no pátio, para que o veterinário possa tratar de acordo com a planta que ele ingeriu.
A melhor opção é não ter plantas, ou comprar as plantas que são permitidas para que animais convivam e se alimentem dela. Algumas plantas atraem naturalmente a atenção dos animais e podem ser utilizadas para tratar sintomas de alergia, problemas no estômago e até como repelentes de pulgas.

Gramíneas
Alguns cães e gatos adoram comer grama. E as “gramíneas” auxiliam na cura de qualquer tipo de mal estar intestinal e distraem o animal quando ele está entediado. Separe um espaço para plantar gramíneas, elas se desenvolvem bem em áreas com muito sol e solo bem adubado. Assim, você garante que seu pet se alimente de uma planta que não possui pesticidas ou agrotóxicos entre outros venenos que podem intoxicar gravemente seu bichinho.

Valeriana
A valeriana, também conhecida como “erva de gato” é uma planta que ajuda a combater a insônia. O cheio dela é agradável e suas flores são brancas, que já deixam o pátio mais bonito. Essa planta age como um tranquilizante. Mas a planta que fará bem pro seu animal, vale ressaltar que o óleo essencial ou o extrato de valeriana não devem ser ingeridos por animais