Como remover cheiro e manchas de pote plástico

2015-04-10_190211

4 soluções caseiras que funcionam mesmo

Remover cheiro e manchas do pote plástico é uma necessidade de muita gente. Afinal, um pote plástico sem manchas e sem cheiro é quase tão raro quanto um pote com tampa. Não é mesmo? “É natural que aconteça devido ao uso frequente e a concentração de corantes dos alimentos”, diz Cláudio Ponticelli, gerente industrial da Plasvale, empresas de utilidades domésticas. O gerente não se refere apenas aos corantes artificiais, há alimentos como o molho de tomate, o curry ou mesmo um mamão ou brócolis que têm pigmentos naturais. Quando os alimentos são aquecidos o corante penetra ainda mais no produto e aí fica com as manchas e aquele cheiro desagradável. Para resolver Ponticelli dá 4 soluções caseiras que realmente funcionam:

Bicarbonato de sódio
Um mistura de água com bicarbonato de sódio é suficiente para tirar o cheiro. Se a intenção é se livrar das manchas, misture água no bicarbonato até virar uma pasta, aplique sobre as manchas e deixe agir por cerca de 15 min. Lave normalmente.

Limão e água
O limão também tira cheiro, corte rodelas e coloque no microondas por dois minutos. Para manchas corte o limão ao meio e passe nas extremidades do recipiente, onde as manchas estão visíveis. Lave com água e sabão na sequência.

Lave imediatamente
Guardou uma fruta ou alguma comida bem pigmentada? Quanto maior o tempo esse alimento ficar em contato com o pote mais difícil vai ser remover as manchas. Procure sempre lavar o quanto antes.

Água sanitária
Deixe os potes plásticos de molho por 30 minutos em um litro de água com meia xícara de água sanitária. Depois desse tempo é só lavar normalmente.