Como manter pele, unhas e cabelo perfeitos no inverno

2015-04-10_190211
Não descuidar da hidratação, acertar a temperatura da água do banho, usar os cosméticos certos são alguns dos cuidados que não podem faltar

Está com a pele ressecada? Unhas fracas? Lábios rachados? Couro cabeludo com caspa? Descubra quais cuidados acrescentar à rotina de beleza no inverno

 

O clima seco da estação pode deixar a sua pele ainda mais ressecada do que no verão. As unhas enfraquecidas e o cabelo cheio de pontinhos brancos. Por isso é importante tomar alguns cuidados específicos durante os dias frios. Não descuidar da hidratação, acertar a temperatura da água do banho, usar os cosméticos certos são alguns dos cuidados que não podem faltar.

Pele
Nessa época do ano, vale investir em hidratantes, que fazem mais do que simplesmente perfumar e dar um toque macio à pele. Estamos falando de ativos capazes de reter as moléculas de água na camada mais profunda e de outros que formam um filme sobre a superfície, evitando a evaporação. Bons exemplos: ureia a 10%, PCA-Na, manteiga de karité e óleo de amêndoas.
Para a desidratação não piorar, evite o banho extremamente quente. Abusar da temperatura da água retira parte da camada de gordura, que funciona como proteção, contribuindo para o ressecamento. Água morna no frio é impensável? Tomar uma chuveirada rápida de, no máximo, dez minutos, é o ideal! As buchas também devem ser evitadas para não remover a camada protetora da pele.

Mãos e pés
Mãos e pés costumam sofrer bastante com o ressecamento ao longo do inverno. Para potencializar a hidratação, a dica é lambuzar ambos com hidratante e os encapar com plástico, deixando agir por uma hora.

Lábios
O clima seco prejudica também os lábios, que possuem uma pele fina e acabam rachados com facilidade. Para tratá-los, deve-se aplicar, a cada 2 horas, protetores, ceras ou cremes labiais, que contenham na formulação ingredientes como cera de abelha ou de carnaúba, vitamina E, vaselina, manteiga de karité, aloe vera e óleo mineral. Eles são altamente hidratantes e criam uma barreira protetora. É importante lembrar que passar a língua sobre os lábios não vai mantê-los a salvo. As enzimas bucais desidratam a região e contribuem para o aparecimento de rachaduras.

Joelhos e cotovelos
Joelhos e cotovelos possuem pele enrugada e cheia de dobras para proteger as articulações e garantir a amplitude dos movimentos. Também têm menos glândulas sebáceas, que produzem o óleo natural que lubrifica a pele. Consequência: alto ressecamento, que piora com o frio, vento, ar seco e banho quente do inverno. O ideal é fazer então um tratamento intensivo, aplicando diariamente produtos com dosagem alta de ureia (cerca de 20%). Eles esfoliam e afinam a pele, removendo aquela camada endurecida. Outros ingredientes, para hidratar e amaciar, são bem-vindos: óleo de amêndoa, ácido láctico, lactato de amônia e alantoína.

Unhas e cutículas
Como são estruturas secas por natureza, a unha e a cutícula desidratam quando a temperatura cai. Resultado: descamação e até quebra. O contato com a água (quente ou fria), o manuseio de produtos de limpeza e o uso da acetona pioram o quadro. A solução é investir em hidratantes ou ceras para cutículas, massageando a região até o produto ser absorvido.

Cabelos
Os fios também sofrem na temporada de baixas temperaturas. Banhos quentes estimulam as glândulas sebáceas do couro cabeludo a produzirem oleosidade em excesso. Na presença de um fungo, o Pityrosporum ovale, esse processo leva à inflamação, à coceira e à descamação da camada mais superficial da região. Resultado: dermatite seborreica. Para evitar o problema, lavar os fios com água morna e retirar totalmente o xampu e o condicionador. Secá-los com o secador é uma boa ideia: assim o couro cabeludo não fica úmido por muito tempo. Só não vale usar o acessório na temperatura máxima.

Hidratação de dentro para fora
Seguir uma dieta balanceada também é importante: Ingerir alimentos fontes de vitaminas e minerais ajuda a neutralizar os radicais livres, tratando a pele e prevenindo o ressecamento. Morango, framboesa, laranja, mexerica, limão, brócolis, repolho e cenoura devem estar inclusos no dia-a-dia. Para potencializar os efeitos, o ideal ainda é ingerir 2 litros de água diariamente e consumir óleo de prímula, que estimula a produção de lipídeos, responsáveis por manter a cútis hidratada e protegida.

Procedimentos estéticos
O inverno é a época ideal também para se submeter a procedimentos estéticos que fazem uso de ácidos, já que a incidência de sol é menor. Esse é o momento, por exemplo, de investir em um peeling químico que elimina as células mortas da pele, deixando-a brilhante e com aspecto renovado.
A estação é favorável também à realização da depilação a laser. Os médicos recomendam fazer as sessões quando a pele não está bronzeada. Isso porque a cada “tiro”, o laser busca uma cor escura para atingir – a melanina do pelo. A luz identifica o contraste do fio escuro com a pele, queima apenas o pelo e pronto! É a garantia de meses com o corpo lisinho sem sofrer com a ação da lâmina ou da cera.