Como manter em forma os gatos e cachorros

2015-04-10_190211
Nunca deixe que mais de 10% da dieta diária do seu pet venha de petiscos ou “comida de gente”

Nós sempre queremos agradar e dividir tudo com nossos pets, mas será que não estamos exagerando um pouco? Prestar atenção no peso e na dieta de cachorro e gato é muito importante para garantir uma boa qualidade de vida ao pet.
Mudanças repentinas no peso do bichinho, especialmente o surgimento de uma barriguinha que não existia antes, podem ser sinais importantes de que há algo errado, por isso preparamos algumas dicas de como manter cachorro e gato em forma, saudáveis e felizes!

Vida mansa de cachorro e gato: o estilo de vida pode trazer quilinhos a mais
O ganho de peso acontece gradualmente no decorrer da vida, até que um dia nós olhamos para o nosso pet e percebemos que ele parece realmente obeso. Assim como acontece conosco, a causa mais comum (apesar de não ser a única) do sobrepeso é muita comida e pouco exercício, e é importante ressaltar que gatos e cachorros idosos tendem a se tornarem obesos com mais facilidade do que pets mais jovens. Converse com seu veterinário de confiança sobre a melhor dieta para seu pet idoso.
Você pode observar se seu pet está obeso ao passar a mão ao longo das costelas dele. Você deve poder sentir as costelas, mas não vê-las sob a pelagem. Consegue sentir as costelas sem precisar apertar muito? Caso você precise pressionar muito para encontrá-las, pode ser que seja hora de uma mudança de hábitos. Além disso, seu pet deve apresentar uma cintura definida, possível de ser vista por qualquer pessoa.

Sobrepeso em cachorros e gatos pode indicar problemas de saúde
A disfunção da glândula da tireoide pode levar ao sobrepeso, por exemplo. Por quê? Porque os hormônios da tireoide controlam o metabolismo. Contudo, não considere essa como a primeira possível causa do ganho de peso do seu pet e consulte seu veterinário antes de tomar qualquer decisão, pois existem outras disfunções glandulares que também provocam o aumento de peso do bichinho.
Se o seu pet, de repente, desenvolveu sobrepeso, você provavelmente está lidando com algo mais sério do que obesidade, por isso é tão importante contar com a avaliação de um profissional.

Cachorros, gatos e obesidade
Não é difícil, sem querer, contribuir com o ganho de peso do seu pet, por isso leia e obedeça às recomendações presentes na embalagem de ração que você escolheu para ele e também peça orientações ao veterinário.
Detectada a obesidade em cães ou gatos, remova “lanchinhos” e aperitivos entre as refeições e estabeleça uma rotina regrada de horários para a alimentação e para os exercícios. Tente alimentar seu pet duas vezes ao dia ao invés de manter a comida à disposição durante todo o dia. Rações com menos calorias e mais fibra também podem ajudar.
Dica: para uma mudança de alimentação sem traumas, substitua a ração antiga pela nova gradualmente. Primeiro, misture as duas, garantindo que seu pet se acostume ao novo sabor antes de não ter mais acesso à comida que ele já está acostumado.

A dieta de cães e gatos
Existem alguns tipos de comida que você deve evitar ou oferecer apenas em pequenas porções:
Sempre dê ração apropriada para a espécie dele! Cachorros e gatos possuem necessidades nutricionais e organismos completamente diferentes, por isso a ração de um não servirá para o outro em hipótese alguma, podendo até causar problemas de saúde;
Nunca coloque seu cachorro em uma dieta exclusiva de carne. Cachorros também precisam de nutrientes que são encontrados em frutas e vegetais e cachorros domésticos, apesar de ainda serem classificados como carnívoros, são essencialmente onívoros. Para uma dieta balanceada e completa, eles precisam de proteína vegetal, cálcio, fósforo e vitaminas A e D;
Nunca deixe que mais de 10% da dieta diária do seu pet venha de petiscos ou “comida de gente”. Muitos petiscos e agrados alimentares significarão muito ganho de peso e muito pouco balanceamento na dieta.

O que fazer para acabar com a obesidade pet?
O mercado já oferece um vasto cardápio de opções de ração para cachorros e gatos obesos, e conversar com seu veterinário de confiança é importante para selecionar a que parecer melhor para o seu pet.
Não deixe de incentivar exercícios! Seja dentro ou fora de casa, o pet precisa de atividades para se manter saudável e ativo.