Como fazer meu filho dormir sozinho?

2015-04-10_190211
Um dos primeiros passos é evitar brincadeiras que deixam a criança agitada e estimular o sono, a calmaria e a tranquilidade

Crianças que dormem com os pais desde pequenos tendem a ser mais resistentes quando o assunto é dormir na própria cama. Já crianças que sempre dormiram no próprio quarto, normalmente ficam criando motivos para que possam ficar mais tempo com os pais. Talvez por se sentirem sozinhos, por medo ou por ter muita vontade de ficar perto de quem dá segurança a eles.
É importante acostumá-los a ter o próprio cantinho de descanso, tanto para a comodidade deles, quanto a nossa, não é?! O assunto é delicado, mas não é impossível.
Sabe aquele descanso da tarde? Segundo especialistas, ele deve durar no máximo duas horas. Crianças de 2 a 4 anos de idade dormem em média 12 horas seguidas, portanto, é bom que o sono da tarde seja curto, para não atrapalhar o sono noturno. O importante para regular o sono das crianças é sempre acordá-las depois de duas horas de sono e incentivar alguma atividade. Também é recomendado que as crianças deitem próximo as 20h, pra que não acordem na madrugada e não interrompam o descanso. Poucas crianças acordam e voltam a dormir com facilidade, vale pensar nisso!
Incentive atividades físicas durante o dia, você vai notar a diferença na hora que eles dormem. O gasto de energia é importante, pois as crianças parecem estar sempre ligadas na tomada, e isso pode ser por distribuir pouco suas energias. Dia de sol e televisão não combinam, estimule jogar bola, correr, pique-esconde, qualquer coisa que as façam se mexer.
A luz do quarto também é importante ser revisada. Por melhor que seja dormir com a luz apagada, que nos dá um relaxamento maior é bom testar luzes amenas. Vale até deixar alguma luz econômica ligada a noite toda, pois isso traz segurança para as crianças. Uma boa dica é comprar alguma lâmpada noturna, daquelas que se coloca diretamente na tomada, ou um abajur com lâmpada fraca.
Evite brincadeiras que deixem a criança muito agitada antes de dormir. Estimule ela a se acalmar, ler algo, ouvir uma música tranquila. Isso pode evitar que ela acorde durante a noite e também previne de pesadelos.
Estipule um objeto de segurança para este momento. Cada criança é apegada a alguma coisa diferente, se for possível deixe que ela tenha um objeto que goste muito em mãos na hora de deitar. Assim, caso ela acorde no meio da noite, vai se sentir mais segura e voltará a dormir sem a necessidade da intervenção dos pais.
Mantenha uma rotina, determine horários para dormir e acordar de acordo com a rotina dos adultos. Evite agitá-las antes de dormir e se possível negue os pedidos para dormir com você. Essa é uma das primeiras independências das crianças, elas precisam entender, e se podemos fazer com que isso seja menos doloroso, esses pontos que ressaltamos podem ser muito úteis.