Como controlar a ansiedade através da alimentação em tempos de Coronavírus

2015-04-10_190211

Em tempos de crise, como a pandemia do Novo Coronavírus (COVID19), é natural sentir mais tensão, estresse e ansiedade. Nesse período de confinamento a preocupação com o presente e futuro próximo fica mais intensa. Se você também etá sentindo mais dificuldade de manter o equilíbrio emocional e procura por soluções, saiba que alguma medidas diárias e muito simples podem ajudar a controlar os sintomas e devolver um pouco de tranquilidade ao seu dia a dia. Além de meditação, aromaterapia, exercícios físicos, vale fazer escolhas mais assertivas. Refletir sobre as escolhas que fazemos quando se trata de comida é uma mudança direta e positiva no estilo de vida de seu corpo e cérebro. A seguir, ela dá dica de 5 alimentos que vão ajudar a passar por este período de quarentena de uma forma mais leve e menos ansiosa:

Abacate

O abacate é rico em vitaminas do complexo B e gordura saudável para o coração, que podem ajudar a diminuir a ansiedade. No caso da vitamina B6 ajuda o corpo a produzir vários neurotransmissores, incluindo a serotonina, que influencia o humor. Já a vitamina E, solúvel em gordura e só encontrada em alimentos como nozes e abacates com alto teor de gordura, é um nutriente importante para a visão, reprodução e manutenção da pele saudável. Além disso, também está relacionado à cognição, ajuda a ampliar os vasos sanguíneos e é necessário para a formação de glóbulos vermelhos.

Salmão

Os ácidos graxos ômega-3 são particularmente eficazes quando se trata de alimentos que ajudam na ansiedade. É possível encontrar ácidos graxos ômega-3 em alimentos como salmão, sementes de chia, soja e nozes, além de azeite prensado a frio Acredita-se que dois ácidos graxos do ômega-3 – o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA) – tenham maior potencial de beneficiar pessoas com distúrbios de humor. O ômega-3 pode facilmente viajar através da membrana das células cerebrais e interagir com as moléculas relacionadas ao humor dentro do cérebro. Eles também têm ações anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar a depressão. ”Os ácidos graxos do ômega-3 são tratamentos promissores para distúrbios de humor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chocolate amargo

A incorporação do chocolate na versão amarga também pode ser útil para aliviar a ansiedade. “Ele melhora a ansiedade devido aos seus antioxidantes redutores de estresse e à capacidade de aumentar os níveis de serotonina”, explica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leite

Pode parecer “lenda da vovó”, mas há alguma ciência por trás do copo de leite antes de dormir. “Um copo de leite fornece minerais como cálcio, potássio, magnésio e triptofano, e auxilia na diminuição do estresse.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chá de camomila

Que tal incluir uma xícara de chá quente e suave após um longo dia? “O papel da camomila na redução da ansiedade tem a ver com a capacidade de facilitar o sono para o descanso noturno”.