Como conservar melhor o vinho que já foi aberto

2015-04-10_190211

Às vezes bate aquela vontade de tomar um copo de vinho sozinho, afinal, é até uma recomendação médica beber um copo de vinho por dia- com o argumento de que faz bem para o coração.
No entanto, fica aquela dúvida de como abrir a garrafa sem deixar estragar o que sobrar. Aliás, quanto tempo o vinho dura depois de aberto? O vinho branco, rosé e tinto leve duram em média dois dias, por exemplo. Já os tintos mais encorpados podem durar até três -dependendo da qualidade. Há quem defenda que quanto melhor for o rótulo, mais tempo ele pode durar.
O melhor lugar para conservar o vinho aberto é na geladeira, longe do calor e da luz, de preferência em posição vertical. Se a garrafa estiver deitada, a superfície do vinho em contato com o oxigênio será maior.
Outra dica boa é transferir o vinho que sobrou para uma meia garrafa, aquelas de 375 mililítros, com tampa de rosca. Mesmo que ainda haja oxigênio no topo, a quantidade será menor do que em uma garrafa grande.

Espumantes e vinhos de sobremesa
Existe uma tampa especial para guardar espumantes na geladeira sem perder perder o gás, à venda em supermercados de grandes redes e lojas especializadas. Com ela, as borbulhas permanecerão ativas por até três dias. Já o vinho do Porto e os de sobremesa têm como conservantes natural o álcool e o açúcar e duram um pouco mais. Os Vintage, LBV e Ruby, de dois a três dias; o Tawny, até uma semana; e os Portos 10 anos, cerca de um mês. Outros rótulos adocicados podem ficar, em média, uma semana abertos.