Comitê europeu aprova reforço da vacina da Pfizer para maiores de 18 anos

2015-04-10_190211

Os dados apontam aumento nos níveis de anticorpos na dose de reforço ,6 meses após a segunda dose em pessoas dos 18 aos 55 anos de idade

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) aprovou nesta segunda-feira (4) a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech para as pessoas com mais de 18 anos.

 

O comunicado da agência diz que as doses de reforço da Comirnaty [vacina da Pfizer] podem ser consideradas para pessoas a partir de 18 anos, pelo menos seis meses depois da segunda dose.

Segundo o órgão, os dados mostram um aumento nos níveis de anticorpos quando uma dose de reforço é administrada aproximadamente 6 meses após a segunda dose em pessoas dos 18 aos 55 anos de idade.

Reforço para imunossuprimidos

O comitê de medicamentos também aprovou uma dose de reforço das vacinas da Pfizer e da Moderna para os imunossuprimidos em um prazo de, ao menos, 28 dias após a administração da segunda dose.

O órgão alerta que embora não haja evidência direta de que a capacidade de produzir anticorpos nesses pacientes protegeu contra Covid-19, espera-se que a dose extra aumente a proteção pelo menos em alguns pacientes. A EMA continuará monitorando todos os dados que surgirem sobre sua eficácia.

A EMA informou que está avaliando os dados da Moderna para uma possível dose de reforço em pessoas saudáveis.

No Brasil

No Brasil, a dose de reforço é recomendada para os idosos acima de 60 anos, imunossuprimidos e profissionais da saúde. A imunização deve ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer, ou de maneira alternativa, com as vacinas da Janssen ou da AstraZeneca.

Quem pode tomar a dose de reforço:

Idosos com mais de 60 anos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses
pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos) que tomaram a segunda dose há ao menos 28 dias

médicos, enfermeiros e outros profissionais da área que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses