Comer chocolate preto pode beneficiar circulação sanguínea em idosos

2015-04-10_190211
Chocolate pode ajudar a idosos com PAD

Pesquisa italiana aponta que a guloseima pode auxiliar no combate à doença arterial periférica

Chocolate é praticamente unanimidade. A guloseima é adorada por crianças, jovens, adultos e idosos. Esses últimos, por sinal, tem agora um motivo a mais para ingerir a iguaria: segundo um estudo realizado pela Universidade Sapienza de Roma, mostrou que pessoas na terceira idade com problemas arteriais conseguiram fazer caminhadas com menos dificuldade após a ingestão de chocolate preto.
Idosos atingidos pela doença arterial periférica (PAD) – problema cardiovascular que afeta as artérias das pernas e está associado à idade – foram acompanhados pelos pesquisadores. Foram 14 homens e mulheres, entre 60 e 78 anos. O problema causa redução do fluxo de sangue causa dor, cãibras e cansaço nas penas e quadris durante a caminhada.
Os participantes foram testados em uma esteira – uma vez na parte da manhã e outra após a ingestão de 40g de chocolate preto. O resultado apontou que, depois de consumir o doce, eles caminharam, em média, 39 metros e 17 segundos a mais do que no início do dia. Dados do estudo indicam que os compostos encontrados no cacau são capazes de reduzir o estresse oxidativo e melhorar o fluxo sanguíneo nas artérias periféricas.