Comer brócolis, espinafre e gema de ovo ajuda a melhorar a memória

2015-04-10_190211

É comum relacionar o consumo de peixes a uma maior inteligência, mas cientistas da Universidade de Illinois, dos Estados Unidos, descobriram outros três alimentos que cumprem a função. Ainda, são ótimos para a saúde do cérebro e da boa memória. O trio é formado por espinafre, brócolis e gema de ovos.
Os três poderosos alimentos citados na pesquisa são ricos em luteína, um composto que preserva o que os cientistas chamam de “inteligência cristalizada”. De acordo com o estudo, os adultos que têm altos níveis de luteína, são mais capazes de recuperar habilidades e informações que aprenderam há muitos anos. A pesquisa foi feita com 122 pessoas entre 65 e 75 anos de idade, que passaram por ressonância magnética, além de exames de sangue para verificar os níveis de luteína presentes nas amostras.
Segundo o líder da pesquisa, o professor Aron Barbey, é possível acreditar que a luteína na dieta afeta diretamente a estrutura do cérebro, desempenhando um papel anti-inflamatório ou auxiliando na sinalização entre as células. Estudos anteriores já haviam mostrado que o mesmo composto também reduz os riscos de perda de visão durante o envelhecimento.