Coisas que os gatos odeiam e que eles não conseguem te contar

2015-04-10_190211

Muitos apontam os gatos como bichinhos muito independentes, individualistas e muitas vezes até mal humorados, e de fato, eles têm uma personalidade um pouco diferente da dos cães, mas isso não significa que eles também não sejam carinhos e companheiros, desde que você evite fazer coisas que eles não gostam. Algumas delas são mais comuns a maioria dos gatos, outras você deve ficar atento ao seu bichano. Observe atitudes que você faz e que acabam deixando eles desconfortáveis. Saiba alguns dos principais incômodos.

Carinho na barriga
A maioria dos gatos não gosta de carinho na barriga, principalmente porque eles estão em uma posição que não podem comandar, e como temperamentais que são esta não é uma boa ideia. Nesse ponto eles são muito diferentes dos cães, que adoram. Mas você pode estar pensando, mas meu gato fica muitas vezes de barriga para cima, ele deve estar querendo carinho. Não… Na verdade, segundo os especialistas, ele está querendo demonstrar sua empolgação ou vontade de brincar.

Cortar as unhas
Muitas vezes para a segurança dos gatos, cortar as unhas pode ser necessário, principalmente para aqueles bichanos que vivem em locais com pisos lisos ou que não fazem exercício por conta da idade ou alguma outra limitação, entretanto, esta pode ser uma tarefa bem difícil porque os gatos odeiam que cortem suas unhas.
Quando for mesmo muito necessário, tente distrai-lo com um petisco, aproveite enquanto ele dorme ou até melhor, leve a um local especializado, lá eles vão poder cortar as unhas do seu pet da maneira correta e sem que isso incomode muito ele.

Guizo nas coleiras
A maioria das coleiras de gatos já vem com um guizo (uma bolinha dentro de uma esfera, como se fosse um sino), mas, alguns especialistas apontam a prática como prejudicial aos bichinhos, já que vai totalmente contra a natureza deles de caçadores, e para isso precisam passar despercebidos.
Por este motivo, muitos gatos ficam desnorteados, irritados e até mesmo frustrados, além do que, imagine algo fazendo um barulho incessante 24 horas por dia no seu ouvido? O quanto deve ser incômodo. Muitos gatos além de tentar tirar a coleira podem até mesmo ficar mais preguiçosos e se movimentarem cada vez menos, para não escutarem o barulho do guizo.

Cheiros fortes
O olfato dos bichos é muito mais desenvolvido que o dos humanos, por este motivo, os cheiros fortes podem provocar a famosa ‘enrugada no nariz’ que os bichanos fazem quando algum cheiro está degradando eles. Os cheiros mais repelentes para os gatos são os cítricos como de laranja limão, perfumes, fumo, cebola, vinagre e até mesmo café.
Esse incômodo vem principalmente porque acaba mascarando outros cheiros mais interessantes para eles, como de sua comida favorita ou de algum predador que possa estar se aproximando.
Fique atento para não submeter seu bichinho a um estresse desnecessário, o colocando em contato com cheiros que possam o incomodar muito.