Coisas do dia a dia podem causar manchas na pele

2015-04-10_190211

Muitas pessoas sofrem com o surgimento de manchas acastanhadas na pele. O melasma ocorre com mais frequência no rosto, embora também seja passível de aparecer nos braços e colo. Apesar de estarem relacionadas a muitas causas adjacentes, as manchas são originárias de uma hiperprodução de melanina, uma proteína que dá coloração à pele.
Embora o melasma não tenha cura, ele pode ser amenizado com tratamentos dermatológicos e hábitos mais saudáveis, como por exemplo, o uso constante de protetor solar. Engana-se completamente quem acha que somente a exposição ao Sol provoca o aparecimento das machas. Há ainda outros elementos que contribuem para o problema.

Secador de cabelo e chapinha, Fogão e forno e Ferro de passar roupa.
Eles podem contribuir para o surgimento de melasma. O calor induz à produção de melanina como uma forma de proteger a pele.

Luminária e abajur
Além do calor, as luzes emitem radiação – embora em um grau muito menor do que o Sol. Como está mais próxima da pele, também é passível de causar as manchas.

Computador
Considere que 8 horas de exposição à luz do computador equivalem a 1 minuto e 20 segundos de exposição solar. Embora pareça irrelevante, é importante lembrar que existem pessoas que chegam a ficar o dia inteiro em frente às máquinas, e o fazem dentro de escritórios e outros ambientes fechados e iluminados por lâmpadas.

Celular
A luz emitida pelos smartphones é capaz de influenciar a produção de radicais livres na pele, o que provoca alterações nas células – especialmente os melanócitos (células da pigmentação) e fibroblastos (produtores de colágeno).

Lâmpadas fluorescentes
As lâmpadas fluorescentes descobertas podem provocar manchas, especialmente quando somos expostos com regularidade a elas.