Cobrança abusiva dos Correios para encomendas internacionais será discutida em busca dos direitos do consumidor

2015-04-10_190211

Na última semana a Comissão de Defesa do Consumidor deveria ter realizado uma audiência pública para debater a cobrança de despacho postal para as encomendas internacionais, entretanto a Comissão adiou para o dia 21 de junho a audiência.
O objeto da audiência será a discussão acerca da da cobrança que os Correios estão realizando desde 27 de agosto, um valor de R$ 15 de todas as encomendas internacionais que chegarem ao Brasil através da empresa.
Os deputados, Celso Russomano, Áureo Ribeiro e Jorge Braz, autores do requerimento da audiência expõem: “A empresa justifica a cobrança ao consumidor de forma simplória. Diz simplesmente que ‘engloba atividades administrativas de suporte que geram custos’, sem ao menos constar qualquer planilha de custos que justifique o valor escolhido. Isso demonstra uma total falta de transparência.
Os autores acreditam que os Correios já cobram pelo serviço postal, o que torna a taxa extra uma “cobrança abusiva”.
Serão convidados para o debate o secretário Nacional de Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, Luciano Benetti Timm; e o presidente dos Correios, general Juarez Aparecido de Paula Cunha.