Círculo de Pais e Mestres de escola municipal é exemplo de engajamento

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Escola projeta começar obra de cobertura da quadra externa no valor de R$ 95 mil em dezembro deste ano

A Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline é referência em ensino na região. Com um total de 766 alunos e 55 professores, é considerada a maior, entre escolas municipais de Bento Gonçalves. Junto à direção, está o Círculo de Pais e Mestres (CPM), atuante nas atividades educativas. A nova gestão do CPM iniciou este ano, e segue até o final de 2018. A equipe tem reuniões mensais ordinárias, além das extraordinárias. As reuniões acontecem às 19h30 na escola e de acordo com o presidente, Amarildo Orso, servem para atualizar o grupo do que aconteceu. É uma prestação de contas do mês anterior. O grupo se reúne também nos sábados para a limpeza do jardim e fazer pequenos consertos. A grande obra para a gestão, no entanto, segundo Orso, é a cobertura da quadra externa. Orçada na faixa de R$ 95 mil, são necessárias ações para levar a cabo o projeto.
“Neste mês será realizada a festa junina aqui na escola, e o dinheiro arrecadado nesse evento será para iniciarmos o projeto da obra. Temos ainda um bingo para esse ano, justamente para conseguirmos o dinheiro necessário para esse trabalho”, explica. A previsão de início da obra é para dezembro, e término em fevereiro do próximo ano. Um fator que preocupa o CPM e a direção da escola, no entanto, é a baixa participação dos pais. Segundo Orso, apenas 30% contribui mensalmente com um valor.
“O desafio maior é conscientizar os pais a realizarem a contribuição. Sabemos que é voluntário, mas o percentual é baixo. Precisamos muito dessa ajuda, porque é um dinheiro utilizado para as melhorias, tais como: trocas de lâmpadas, fechaduras, vidros, pinturas, quadros, folhas, xerox, além de obras maiores”, explica.
O trabalho do CPM foi fundamental para obras pontuais da escola, que, apesar de ser municipal, não recebe ajuda financeira da prefeitura para renovar a estrutura do educandário. Um exemplo disso é a construção (em fevereiro do último ano) de uma rampa de acesso para cadeirantes.
“A rampa foi conquistada graças a mão de obra dos pais e maridos de professores. A obra estava orçada em R$ 5 mil reais, mas conseguimos fazer sem custo, apenas com doações e o trabalho dos pais e funcionários”, comemora.
Entre os últimos trabalhos realizados pelo CPM, está um estacionamento feito para as vans entrarem e deixarem os alunos dentro da escola, além da instalação de ar condicionado no refeitório, sala dos professores, e também a troca de lâmpadas e a instalação de um freezer na cozinha.
Ainda segundo Orso, a escola realiza um trabalho de resgate, trazendo a comunidade para dentro da instituição.

O trabalho coletivo
Marciano Pessali entrou este ano para o CPM, e conforme ele mesmo diz, é um trabalho revigorante. “É bem trabalhoso, e é bem gratificante, mas tem bastante coisa pra ser feito. Infelizmente poucas pessoas se dispõem para fazer alguma coisa e o município está um pouco quebrado, então depende de nós para fazermos algo pela escola e nossos filhos” diz.
Pessali diz que o grupo de pais se reúnem nos finais de semana para realizarem trabalho voluntário. “Praticamente todos finais de semana estamos no colégio. Abraçamos a causa porque essa direção é bem presente. Vale a pena ajudar”, garante.
O trabalho voluntário integra os pais, mas, segundo Michele Martini, que tem um filho de sete anos estudando no 1º ano, ainda são poucas pessoas participando. “Fizemos reuniões todos os meses. Todo mundo leva sugestão e decidimos juntos. Fizemos mutirões uma vez por mês, e aproveitamos para cortar a grama e deixar a escola mais bonita”, diz.

O destaque dos alunos
Em 2016, os alunos do Aveline se destacaram com um trabalho sobre o dramaturgo Inglês William Shakespeare, conhecido por obras como “Romeu e Julieta”, “Hamlet” e “Macbeth”, além de outras. A atividade multidisciplinar iniciou no segundo semestre.
Intitulado “Meandros de Shakespeare”, o projeto tem como objetivo, além de despertar o interesse pelas produções do autor, aprimorar a capacidade de leitura, interpretação e de expressão dos alunos. A proposta envolveu as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Artes, História, Geografia e Língua Estrangeira Inglesa.
Ao longo de 2016 os alunos do Aveline produziram trabalhos como caricaturas, imagens e músicas da época, biografias, mapas antigos e um scrapbook com a cidade do tempo das obras do dramaturgo e a atual, comparando o antigo e o novo.