Cinomose se espalha mais fácil em clima seco e frio

2015-04-10_190211
Cinomose possui taxa de mortalidade de 85%

A cinomose costuma atingir filhotes caninos, antes do primeiro ano de vida, mas cães mais velhos também podem ter a doença, principalmente quando não estão vacinados.
O vírus, que pode contaminar todo o organismo, se espalha com mais facilidade em clima seco e frio, sendo transmitido através do contato direto com animais infectados ou por vias aéreas quando respiram o ar já contaminado. Podendo se dar também através do dono, caso esse tenha tido contato com um cão doente, pois levará em sua roupa o vírus de um animal à outro. Trata-se de uma doença preocupante que possui taxa de mortalidade de 85%, por isso a importância da vacinação, que para a cinomose só começa a valer depois da terceira dose.
Fique atento aos seguintes sintomas: febre, que pode chegar até os 41º C, perda de apetite, apatia, vômito e diarreia, corrimento ocular e nasal. Esta primeira fase pode durar até dois dias, seguida de uma melhora surpreendente do animal que leva o dono a crer que nada passou de um mal estar. Esta reabilitação repentina pode durar meses mas, logo depois surgem os sintomas específicos da doença, que são: vômito e diarreia, novamente o corrimento ocular e nasal e sinais de alteração do sistema nervoso (falta de coordenação motora, tiques nervosos, convulsões e paralisias). Os sintomas costumam piorar ao longo dos dias, variando de animal para animal.
A atenção aos sintomas deve ser redobrada devido ao fato de Bento Gonçalves estar passando por um possível surto da cinomose, segundo informações de alguns veterinários, além da consulta regular ao profissional. Caso seu cão seja diagnosticado, é importante monitorar frequentemente o consumo de líquidos, para evitar a desidratação, buscar opções de alimentos que tenham mais nutrientes e sejam fáceis de digerir, assim como ministrar com atenção vitaminas e antibióticos que podem ser receitados por seu veterinário, de acordo com o diagnóstico de seu cachorro.