Cinco formas de fazer peixe sem nenhum óleo para seu verão mais saudável

2015-04-10_190211

Bolinho de peixe light
Ingredientes
2 batatas; 1 lata de atum light; 3/4 xícara (chá) de milho em conserva; 2 colheres (sopa) de salsinha picada; 1 xícara (chá) de farinha de rosca; 1 colher (café) sal; 1 colher (café) pimenta-do-reino

Modo de preparo
Cozinhe as batatas em água fervente por 20 minutos ou até que fiquem macias e passe-as no espremedor. Em um recipiente, coloque o purê e os ingredientes restantes e misture até obter uma massa lisa e uniforme. Tempere com sal e pimenta-do-reino e depois faça pequenas bolinhas e leve ao forno até dourar.

Filé de peixe com legumes
Ingredientes
4 filés de peixe badejo; 2 cenouras grandes; 2 pimentões vermelhos e grandes; ½ alho-poró; 3 colheres (sopa) de milho verde; 1 cebola média; sal a gosto; 2 colheres (sopa) de suco de limão; 2 colheres (sopa) de iogurte desnatado.

Modo de preparo
Limpe, lave, corte os legumes e refogue-os com cebola em um fio de azeite. Regue os legumes com 5 colheres (sopa) de água quente, tempere com sal e deixe ferver. Enquanto isso, tempere os filés de peixe com suco de limão e sal. Coloque sobre os legumes, adicione o iogurte, tampe e cozinhe em fogo brando por 20 minutos.

Peixe crocante sem óleo
Ingredientes
500 gramas de filés de pescada branca; 1 dente de alho socado; 1/2 colher (sobremesa) rasa de sal; Pimenta do reino a gosto; Salsinha picada a gosto; Farinha crocante para empanar. Tempere os filés com alho, sal, pimenta do reino e salsinha e deixar descansando por meia hora. Regue os filés com um fiozinho de azeite e misture bem. Empane os filés na farinha crocante e leve ao forno até ficar dourado.

Iscas de peixe sem óleo
Ingredientes
200 g de filés de merluza ou pescada; sal a gosto; suco de meio limão; 1 dente de alho pequeno picado; 1 colher (sopa) de cebola picada; 1/2 colher (sopa) de salsa picada; 1/2 colher (sopa) de cebolinha picada; 4 colheres (sopa) de vinho branco. Corte os filés em pequenas tiras. Tempere com sal, limão, cebola, alho, salsa, cebolinha e 1 cálice de vinho branco seco, tudo batido no liquidificador. Descanse o peixe temperado na geladeira por 2 horas. Depois, empane as tiras de peixe em farinha de trigo e leve ao forno com um fio de azeite até dourar.

Assado com tomates
O peixe vai inteiro para o forno ou a grelha, recheado com limão e tomilho, enquanto os tomatinhos nem precisam ser cozidos

Em vez de cozinhar os tomates, opte por mariná-lo e grelhar ou assar o peixe, e não por cozinhá-lo. Nem o peixe nem os tomates devem dar trabalho. Comece com os tomates, embebendo-os em azeite, vinagre, alho, pimenta jalapeño e orégano. Enquanto esses ingredientes liberam seus sucos, volte sua atenção para o peixe. Robalo, badejo ou mesmo truta são boas opções. Escolha um peixe de tamanho médio, ou dois. Se o seu peixeiro for bom, peça a ele para limpar e tirar as espinhas. Se não, apenas limpe e tire a barrigada. Recheie com fatias de limão e tomilho e asse ou grelhe até a pele ficar crocante.

Quando o peixe estiver no ponto, os tomates terão virado um molho adocicado, semelhante a um vinagrete. O gosto picante complementando perfeitamente a fragrância deste peixe de pele crocante. Esquente o forno a 230°C ou ponha uma grelha em fogo médio/alto, a 10 cm do fogo.  Misture os tomates, 2 colheres (sopa) de azeite, vinagre, pimenta, orégano, umas fatias de alho e uma pitada de sal e pimenta-do-reino em uma vasilha grande; deixe descansar a temperatura ambiente por 20 a 30 min. Enquanto isso, com uma faca afiada, faça três ou quatro cortes profundos em diagonal e paralelos de cada lado do peixe.  Tempere o interior do peixe com sal e pimenta, depois recheie com o alho restante, fatias de limão e ramos de tomilho. Esfregue o lado externo do peixe com as 2 colheres de azeite restante e polvilhe com sal e pimenta. Ponha o peixe numa assadeira e cozinhe por uns 20 min. (vai depender do tamanho do peixe). Se for grelhar, grelhe por uns 5 a 8 minutos, até ficar firme o suficiente para virar; vire e cozinhe o segundo lado por mais 5 a 8 minutos. Assado ou grelhado, o peixe estará pronto quando o exterior estiver crocante e uma faca fina atravessar a carne facilmente.