Cientistas criam comida a partir da eletricidade

2015-04-10_190211
Pesquisa pode fomentar o desenvolvimento de alternativas para acabar com a fome no mundo

Cientistas finlandeses criaram comida a partir de eletricidade. O produto, um pó rico em proteínas e carboidratos foi feito da mistura de três substâncias em um pequeno biorreator. Depois, forneceram choques elétricos, que transformaram a solução em um pó composto 50% por proteínas, 25% por carboidratos e o resto por gordura ou ácidos nucleicos.
A pesquisa pode fomentar o desenvolvimento de alternativas para acabar com a fome no mundo, já que hoje uma em cada nove pessoas sofrem com esse mal, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.
No entanto, o estudo ainda é precoce e barra com a questão do tempo: para a formação de um grama do pó proteico, duas semanas são necessárias. Os cientistas acreditam que uma década será necessária para a criação de um sistema de produção em larga escala. Os especialistas têm a meta de criar um processo 10 vezes mais eficiente em termos de energia que os atuais métodos de crescimento de alimentos, que possa ser conduzido por fontes renováveis, como moinhos de vento.