CICs Serra pede retorno imediato das aulas presenciais

2015-04-10_190211
Presidente da CICs Serra, Elton Paulo Gialdi. Foto: CIC/BG

Presidente da entidade, Elton Gialdi, divulgou Carta Aberta – Retomada da Educação

A demora e indefinições sobre a retomada das aulas presenciais no Rio Grande do Sul motivou a divulgação de uma ‘Carta Aberta’ pela Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICs Serra). O documento foi divulgado nesta quinta-feira, 22, mostrando posicionamento público assinado pelo presidente da entidade, Elton Gialdi, sobre a necessidade do ensino presencial “pela saúde física, mental e emocional” das crianças e adolescentes.

Na carta, a entidade pede mais compromisso do Governo do Estado, com a alteração da bandeira preta para vermelha. Além de criticar a decisão judicial que proibiu o retorno das aulas presencias no RS. “Povo ignorante não promove igualdade social”, cita o documento.

Confira abaixo:

Carta Aberta
Retomada da Educação Presencial

“A Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha – CICS Serra, vem a público manifestar a insatisfação e preocupação acerca da questão que envolve a proibição do ensino presencial, que abrange o ensino infantil anos iniciais, médio, superior e cursos técnicos profissionalizantes nas instituições de ensino públicas e privadas no Rio Grande do Sul, enquanto vigoram os protocolos de Bandeira Preta, no sistema de distanciamento controlado do RS.

País sem educação está renegado ao abismo das diferenças sociais e longe de qualquer status ou pretensão de desenvolvimento.
Povo ignorante terá tratamento ditatorial de qualquer bandeira.
Povo ignorante não promove igualdade social.

Não podemos mais aceitar a inconstância determinada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul na formatação do sistema de distanciamento controlado (sistemas de bandeiras), tão pouco aceitar que, por força de um decisão monocrática exarada pela Mma. Juíza, Dra. Rada Maria Metzger Kepes Zaman, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre seja mantida a suspensão das atividades presenciais na Educação Infantil e dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, enquanto vigorar “bandeira preta” no RS.

Precisamos urgentemente proteger nossas crianças, devolvendo a elas o Direito Fundamental a Educação e a convivência no ambiente escolar, sob pena de sermos responsabilizados por um triste legado.
Nesse momento pedimos às Federações que representam nossas Entidades Empresariais, a Amesne e aos Parlamentares Gaúchos que juntem-se a nós nesse pleito para que imediatamente envidem esforços junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, na pessoa do Governador Eduardo Leite, para que, a exemplo do quem vem sendo realizado através do sistema de cogestão, as atividades educacionais possam ser realizadas atendendo os protocolos “bandeira vermelha”.

Faz-se necessário que sejam elaborados sistemas de protocolos sanitários com entendimentos para cada segmento da educação (infantil, básica, média, universitária, profissionalizante e outras modalidades), permitindo assim a forma de adequação apropriada às faixas etárias.

Rogamos a todos os profissionais de educação, educadores e trabalhadores do sistema de ensino, que se unam, e com a sua ímpar expertise nos ajudem a encontrar a melhor forma podermos retomar as atividades educacionais em nossos Municípios e no nosso Estado.

Com o devido respeito àqueles que não queiram ou não possam aderir a esse movimento lembramos que todos nós membros da sociedade civil gaúcha e os representantes do Poderes Públicos Constituídos somos também responsáveis pela saúde física, mental e emocional de nossas crianças e jovens.
Não há mais tempo a perder, precisamos retomar já!!!”

Elton Paulo Gialdi
Presidente