Ciclo de palestras estimula a produção familiar e agroindústria

2015-04-10_190211

O encontro reuniu apenas 90 pessoas e tentou discutir a importância da agroindústrias e a necessidade de investimentos e parcerias para o agronegócio. Apesar do baixo índice de adesão, já que o município conta com mais de 1.600 agricultores. A representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Maluza Machado Feltrin, estranhamente salientou a importância do investimento da Administração Municipal no segmento, sem citar quais, e parabenizou o trabalho das instituições envolvidas. “Bento Gonçalves se constituiu nos últimos tempos como um município referência para nós (???) e a gente multiplica isso (???) aos demais, especialmente por essa interligação assertiva (sic)”, falou a representante do município, sem muita convicção. “Temos uma integração plena dos órgãos, que realmente funciona”- acredita a representante do SDR. “Buscamos sempre replicar estes bons exemplos aos demais” finalizou sem exemplificar onde a seretaria replica.
Depois do discurso vazio, já que a seretaria de agricultura não conseguiu nem deixar as estradas do interior em condições para escoar a última safra, quando foi alvo de várias denúncias dos agriculores, a secretaria municipal de desenvolvimento rural entregou duas “placas simbólicas de identificação” (???) às agroindústrias Ovos Polônia e Nossa Horta, acrescentando no fnal do evento entregues placas para mais de 21 estabelecimentos de Bento que estavam presentes juntamente a outras sete agroindústrias locais.
Depois dos discursos de abertura do evento aconteceu o ciclo de palestras com os temas: “Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs)”, “Uniformização na Manipulação de Alimentos e Bebidas” e “Rotulagem de Alimentos e Bebidas”. Um debate aberto abordou o panorama das agroindústrias regularizadas no município e a legalidade da fiscalização nas agroindústrias.
Estiveram presentes no evento o chefe do escritório da Emater de Bento Gonçalves, Thompson Didoné, o coordenador do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Cristiano Selbach e o técnico da Emater/Rs, Neiton Bitencourt Peruffo.