CIC-BG comemora reversão da bandeira e retorno às atividades

2015-04-10_190211

O aguardado retorno da Serra para a bandeira laranja – que significa restrições mais amenas conforme o modelo de Distanciamento Controlado em vigor no RS – foi anunciado pelo Governo do Estado no final do sábado (20) e comemorado por lideranças locais e, principalmente, empreendedores que poderão retornar às suas atividades a partir da próxima terça-feira (seguindo as recomendações preventivas previstas para esse cenário). A conquista é fruto de um engajamento coletivo que mobilizou diversas frentes – poder público, iniciativa privada, instituições e profissionais da área da saúde, entidades representativas – e traz, de forma determinante, a marca da atuação do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). A instituição fez parte de um amplo movimento regional criado para radiografar a situação da Serra no enfrentamento ao covid-19 e, também, se juntou a um comitê com membros da prefeitura, do Hospital Tacchini e da UPA criado de forma emergencial para essa finalidade. Sua contribuição foi determinante ao criar uma plataforma de coleta e análise de dados que foi compartilhada e utilizada por toda a região. A ferramenta serviu de base para firmar o posicionamento contrário à decisão do governador Eduardo Leite de incluir a Serra na região de bandeira vermelha, anunciada no dia 13 de junho: os números monitorados pela entidade indicavam cenário de estabilidade para a pandemia na cidade, inclusive com número de curados maior do que o de novos casos.

O modelo foi desenvolvido pela primeira vice-presidente para Assuntos do Comércio do CIC-BG, Marijane Paese, formada em Matemática e Física e com mestrado em Estatística, a partir de seus estudos sobre o modelo de distanciamento adotado pelo governo. A plataforma passou por adaptações para contemplar indicadores da região. Então, os municípios tiveram acesso ao modelo e incluíram ali as atualizações de seus dados. Essas informações foram, posteriormente, colhidas pelo comitê estadual responsável por gerenciar o modelo de distanciamento. Assim, foi possível construir, com base na metodologia do Estado, um modelo próprio para avaliar o cenário da região tendo em vista os 11 indicadores utilizados pelo Estado, identificar problemas e auxiliar nas definição de ações estratégicas para garantir a retirada da região da classificação de bandeira vermelha – e, principalmente, impedir seu retorno a essa situação. “Transformamos nossa indignação diante das imposições arbitrárias feitas pelo governo em uma ação prática: um movimento técnico, fundamentado na ciência e em números, que contou com o empenho e a seriedade das lideranças regionais, para garantir justiça a Serra gaúcha na classificação do modelo de distanciamento controlado e, acima de tudo, permitir às indústrias, ao comércio e aos prestadores de serviço o exercício de suas atividades, indispensável para evitar o caos social decorrente de mais um ciclo forçoso de paradas”, avalia o presidente Rogério Capoani.

Ele destaca, ainda, a relevância da plataforma desenvolvida pelo CIC-BG, ferramenta muito precisa que, com o subsídio de dados científicos, permitirá monitorar o andamento da situação não só em Bento Gonçalves, mas de toda região. “Esse modelo já foi, inclusive, disponibilizado para o Observatório regional que cuidará do assunto saúde na Serra. Nesse comitê, a primeira vice-presidente para Assuntos do Comércio do CIC-BG, Marijane Paese, representará nossa entidade. Estamos todos unidos, de mãos dadas para atender e tratar dessa situação de forma coletiva, pela Serra”, diz Capoani. “Nesse movimento, merecem nosso reconhecimento as atuações do Poder Público municipal, em especial a Secretaria da Saúde/UPA; e o Hospital Tacchini, pela efetividade”, acrescenta.

Desafio é manter a bandeira
Agora, o desafio é trabalhar pela manutenção da classificação da região como bandeira laranja – impedindo seu retorno à condição de bandeira vermelha e concentrando esforços em busca da bandeira amarela. “É nossa obrigação seguir atuando com firmeza na conscientização dos setores da indústria, comércio e serviços, além da mobilização comunitária, para a aplicação de todas as medidas protetivas e de segurança determinadas pelos órgãos de saúde.  Através do movimento ‘Unidos por Bento’, do qual fazem parte as demais entidades e sociedade civil organizada do município, instituímos a campanha #retornoresponsavel, que, de forma concomitante ao nosso trabalho de análise dos números da pandemia, terá atenção redobrada”, garante.

Em seu aniversário, CIC-BG evidencia expressão e representatividade

No dia 24 de junho, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves completou 106 anos de história. Muitas foram as mãos que construíram, solidificaram e expandiram essa que não é só uma das mais representativas organizações da classe empresarial regional, mas também uma das mais atuantes. Somos parceiros da expansão do município desde o distante ano de 1914, quando fomos buscar a extensão do ramal ferroviário de Carlos Barbosa/Garibaldi para Bento Gonçalves, determinando o nosso nascimento. Assim estamos atuando desde então, expandindo os horizontes para que Bento Gonçalves permaneça na rota do desenvolvimento. O momento único que vivenciamos hoje ajuda a evidenciar essa missão. Para manter esse compromisso estamos expandindo nossas fronteiras de atuação, a partir da reverência a um dos primeiros ensinamentos dos homens que iniciaram essa casa. É com o apreço na construção de relacionamentos, nas esferas privadas e públicas, que estamos seguindo o trabalho de ex-presidentes para ampliar nossa base de atuação, sem jamais perder os laços que nos unem à nossa comunidade.

A exceção desses dias tem nos colocado ao lado de entidades coirmãs das mais diversas regiões gaúchas, permitindo nos dar um panorama estadual dos reflexos da pandemia. Também estamos participando de debates de alto nível, capitaneados pela Assembleia Legislativa, com participação inclusive de congressistas e do governo gaúcho, além de federações de classe e de representantes de cerca de 30 setores produtivos.
Estamos disponibilizando nossa estrutura para contribuir, ao lado do nosso município – aliás como estamos fazendo desde o começo de nossa secular trajetória –, como ator social na busca por alternativas que permitam, ao mesmo tempo, resguardar a saúde de nossa população e garantir a renda e o trabalho tão necessários à dignidade da vida humana. Nos nossos 106 anos, reiteramos o nosso compromisso diário para manter ambos, vida e classe produtiva, juntos para construir o futuro. Não tem sido uma tarefa simples nestes últimos meses, é verdade. Mas estamos trabalhando incansavelmente para que todos segmentos da indústria, do comércio e dos serviços tenham a chance de manter vivo o sonho da prosperidade. E, com a certeza de contar com a sociedade, somos ainda mais fortes para vencer mais essa adversidade.

Por Rogério Capoani,
presidente do CIC-BG