Chá de sálvia: conheça aos benefícios para saúde

2015-04-10_190211

15 Beneficios do Chá de Sálvia

Trata problemas digestivos, como inchaço, diarreia e azia.
Alivia cólicas menstruais.
Trata depressão, insônia e perda de memória.
É muito utilizado contra resfriados fortes, garganta inflamada e tosse.
Ameniza o calor e a sudorese advindos da menopausa.
Trata a mucosite oral, que é uma das principais complicações vindas do tratamento contra o câncer. O revestimento da boca rompe e se formam dolorosas feridas. Estudos indicam que usar o chá para enxaguar a boca alivia a mucosite e a incidência da mesma se torna menor.
Usado para enxaguar os cabelos, pode estimular o crescimento.
Auxilia na redução do colesterol alto. O consumo regular do chá de sálvia além de reduzir o colesterol ruim, também regula os níveis totais de colesterol.
Auxilia na perda de peso.
Estimula o funcionamento cerebral melhorando a memória e a concentração, e também elimina desordens cognitivas que podem aparecer, incluindo Alzheimer e demência.
Fortalece o sistema imunológico.
Fortalece os ossos.
Cura eczemas, psoríases e acne, com uso tópico regular.
Contem extratos e substâncias similares aos dos remédios usados para controlar diabetes. Dessa forma o chá de sálvia inibe e regula a liberação da glicose estocada no fígado, prevenindo oscilações de açúcar no sangue.
Tem efeitos antioxidantes que limpam os radicais livres do organismo e outras toxinas como fumaça e pesticidas, esses efeitos previnem o envelhecimento precoce, o câncer e doenças cadíacas.
Efeitos colaterais
Por ser regularmente utilizada na cozinha, pode parecer que a sálvia não apresenta contraindicações, mas isso não é verdade. A sálvia contém tujona e cânfora, compostos que podem ser perigosos se consumidos em grande quantidade.

Alguns dos efeitos colaterais inclusos são convulsões e danos no fígado. É sábio manter o consumo em um copo por dia, e ter em mente que os níveis de cânfora e tujona dependerão da variedade, do processo de fabricação e do preparo.Contraindicações do chá de sálvia

Mulheres grávidas não devem consumir sálvia, pois a tujona pode causar contrações uterinas.

Apesar de o chá de sálvia ser recomendado para diminuir o nível de leite materno em mães lidando com superprodução, devido à tujona, lactantes devem evitá-lo ou consultar um médico antes de utilizá-lo.

Existe uma preocupação de que a sálvia tenha efeitos similares ao estrogênio, ao que pessoas com sensibilidade a hormônios não devem consumi-la.

Concluindo, tomar o chá de vez em quando ou em situações específicas como resfriados e dor de garganta, pode melhorar sua saúde e fortalecer seu sistema imunológico, te manter hidratado e aumentar sua ingestão de antioxidantes, mas assegure-se de evitar o consumo exagerado, devido ao seu teor de tujona e cânfora.

Como preparar chá de sálvia
O chá de sálvia é um chá herbal muito fácil de fazer. Basta colocar um copo de água fervente sobre uma colher de sopa de folhas de sálvia e deixar em infusão, depois é só coar e está pronto para o consumo.

Por seu sabor agradável, não precisa ser adoçado mas, colocar umas gostas de limão cria uma versão mais refinada e deliciosa deste chá.

É uma bebida livre de cafeína e pode ser tomada quente ou fria, de acordo com o seu gosto pessoal.