Cerca de 90% dos estudantes retornaram às aulas em Bento Gonçalves

2015-04-10_190211

Nas escolas infantis particulares, há fila de espera para matrícula

A semana foi marcada pelo retorno das aulas presencias, em todas as esferas, no município de Bento Gonçalves. Com a autorização do governo do Estado para o retorno das aulas desde a última segunda-feira (03), grande parte das instituições municipais, estaduais e particulares já iniciaram suas atividades. As turmas a partir do 6º ano e ensino médio retornam na próxima semana. O ensino presencial foi liberado com a classificação de todo o Rio Grande do Sul em bandeira vermelha, na semana passada.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), cerca de 9,5 mil alunos, distribuídos entre 44 escolas de Bento Gonçalves serão atendidos, neste primeiro momento, de forma escalonada com educação híbrida, com alternância de turmas a cada semana. Os alunos foram divididos por grupos A e B. Diferente do ano passado, em que os atendimentos eram prestados dia sim e dia não, agora serão por semana. Enquanto um grupo está na escola, o outro está em casa realizando as atividades no sistema remoto.

Segundo a secretária da pasta, Adriane Zorzi, o retorno ocorre de forma gradual e tranquila, com escolas preparadas. “Salientamos que o retorno às aulas presenciais é facultativo à família, mesmo assim, foi baixo o percentual de alunos que não retornaram. Algumas famílias já estão entrando em contato com as escolas para verificar a possibilidade de retorno nas próximas semanas”, afirma.
Adriane lembrou ainda da importância para os alunos do retorno das atividades e convivência social. “O retorno as aulas presenciais são muito importantes às crianças, elas necessitam de espaço para a convivência, socialização e construção da aprendizagem pela interação”, explica.

Protocolos
De acordo com a Secretaria de Educação, o atendimento à classe discente segue os decretos estaduais de regramentos sanitários, bem como, as orientações do Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE – Escola) que fiscaliza os protocolos de contingência para prevenção, monitoramento e controle da transmissão da Covid-19 nas instituições. Os regramentos também observam o transporte escolar, refeitórios e salas de aula, com distanciamento mínimo de 1,5m entre os alunos e uso de máscara. As turmas são divididas em 50% dos matriculados em sala de aula, sempre nos mesmos grupos para facilitar o rastreamento de contactantes, em caso de positivado.

Quando o aluno chega ao educandário é realizada a aferição da temperatura. No caso de temperatura igual ou superior a 37,8 graus, o estudante não poderá entrar na escola e será orientado sobre o acompanhamento dos sintomas. No município, dez educandários possuem portais sanitizantes. Além disso, os materiais deverão ser utilizados de forma individual. São vedadas as atividades coletivas, para evitar qualquer tipo de aglomeração ou contato físico. São obrigatórios o uso de máscara de proteção e a higienização das mãos com álcool em gel.

Testagem
Como forma de dar mais segurança ao retorno das atividades escolares a Secretaria da Saúde realizou a testagem de todos os profissionais da educação, tanto das escolas municipais, quanto das estaduais e particulares. Dos 2.485 profissionais, entre professores, diretores, higienizadores e outros, 75 tiveram resultado positivo para Covid-19. O número representa 3% dos testados infectados com a doença. Todos foram afastados e encaminhados para o serviço de saúde para isolamento.

Escolas estaduais
Já na 16ª Coordenadoria Regional de Educação (16ª CRE), mais de 80% dos alunos da região devem retornar às aulas presencias, segundo estimativa feita pelo seu coordenador, Alexandre Misturini. Das 69 escolas estaduais da área de atuação da 16ª CRE (que abrange 25 municípios), 35 já retornaram com atividades presenciais híbridas, as restantes voltam a partir do dia 10 de maio. Segundo o coordenador, quase todas as instituições da 16ª CRE estão aptas ao retorno dos trabalhos. “Todas as escolas estão liberadas. Não temos muitos problemas estruturais para esse retorno, claro, sempre tem uma reforma mais específica a ser feita, mas nada que impeça o retorno dos alunos neste momento”, avalia Misturini.

Para ele, existem três critérios que os educandários precisam apresentar para estarem aptos neste retorno: Plano de Contingência (procedimentos), EPIs, COE Local e Recursos Humanos. “Nosso desafio é gerenciar nossos recursos humanos, porque professores com mais de 60 anos manterão aulas remotas, bem como professores com comorbidades comprovadas, mesmo que já tenham sido vacinados”, lembra. “Nós realizamos videoconferência com todos os envolvidos nesse retorno, para apresentar e provar que os protocolos são seguros, se cumpridos”, afirma Misturini. Ainda segundo a 16ª CRE, do total, de escolas cerca de 10 instituições não devem retomar atividades, neste momento, por falta de recursos humanos nas áreas de higienização e merenda. “De seis a dez escolas temos impedimento de retorno por falta de profissionais. A contratação emergencial está sendo feita pelo Estado, mas o processo é burocrático e mais lento. Quanto a professores, aqueles que não puderem retornar, são poucos de disciplinas bem específicas, continuarão suas atividades de forma remota ou outro profissional será remanejado”, explica o coordenador.

“De forma geral, esse primeiro momento de retorno das atividades presenciais foi bem calmo. As escolas possuem um termo de responsabilidade, junto aos pais, respeitando protocolos sanitários. Estamos lutando junto a classe para que os professores sejam priorizados na vacinação, mas também entendemos da importância para a educação desse retorno das aulas presencias”, finaliza.

Vagas esgotadas
A realidade das Escolas Infantis Particulares de Bento Gonçalves comprova a necessidade da abertura das atividades presencias. Segundo a presidente da Associação Bento-goncalvense das Escolas de Educação Infantil da Rede Privada (Abeipar), Taiane Deconto, há fila de espera para matrículas. “Tivemos 100% de retorno das crianças na rede particular infantil na cidade. Tanto que a Prefeitura já abriu processo para compra de mais 500 vagas para atender a demanda”, revela.

Segundo Taiane, a Prefeitura Municipal já havia adquirido mil vagas na rede particular e devido à alta demanda por vagas irá adquirir outras 500 para suprir a necessidade. A presidente afirma que os protocolos são rígidos e cumpridos. “Todos realizamos testes para esse retorno. Todos estamos sempre em cuidados especiais, não só com as crianças, mas entre profissionais também. A fiscalização municipal é semanal, então precisamos estar sempre atentos para que tudo saia conforme os protocolos sanitários exigidos”, aponta

A presidente ainda afirmou que, segundo levantamento da Abeipar, entre os meses de setembro/2020 e fevereiro/2021, apenas 0,08% das crianças que frequentavam creches particulares precisaram ser afastadas devido a Covid-19. “Esses afastamentos ocorreram, não por contagio das crianças, mas sim por contágio parental, ou seja, pais ou algum parente positivou para o coronavírus, automaticamente ela é afastada das atividades. Isso demonstra a segurança que representa a escola, sem falar nas questões comportamentais das crianças em casa, a fator psicológico delas é algo que devemos ter muita atenção e cuidado também”, finaliza Taiane.

Ensino médio
As aulas do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental estão programadas para voltarem ao presencial na segunda-feira (10), já o Ensino Médio tem retorno agendado para quarta-feira (12). Segundo a diretora da Escola Estadual Mestre Santa Bárbara de Bento Gonçalves, Margarida Mendes Protta, a expectativa é que, ao menos, 70% dos alunos retomem o ensino de forma presencial híbrida. “A nossa estrutura está pronta, adaptada, já orientamos os profissionais das áreas de limpeza, administração e merenda. Esperamos que de tudo certo”, afirma.

Ainda segundo a diretora, a escola já tem os EPIs necessários e os protocolos estão definidos. Margarida afirma que de todo quadro de professores da instituição, três com comorbidades não farão aulas presenciais. “Ainda estamos ajustando como ficarão algumas aulas, pois alguns professores não poderão retornar neste momento. Mas, acreditamos que estamos bem estruturados e esse retorno favorece o aprendizado dos alunos”, avalia Margarida.