Cepel inaugura laboratório de pesquisa de linhas de ultra-alta tensão

2015-04-10_190211
Utilização de linha de transmissão pode reduzir custos a 10%

O Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), vinculado à Eletrobras, inaugurou no dia 7 de dezembro, o Laboratório de Ultra-Alta Tensão Externo (Lab-UAT) na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. De acordo com o diretor de Laboratórios e Pesquisa Experimental do Cepel, Orsino Borges Filho, o Brasil passa a ser o segundo país do mundo a ter esse tipo de laboratório, depois da China.
Os estudos realizados no Lab-UAT contribuirão para o aprimoramento do sistema de transmissão no Brasil. Orsino Borges disse que a essência do laboratório é a parte de avaliação de desempenho e de isolamentos usados nessas linhas de transmissão. “É um laboratório que serve para atividades de pesquisa experimental em linhas de transmissão em ultra-alta tensão”, explicou.
O Brasil tem longas distâncias a serem utilizadas em transmissão de energia. As usinas com maior potencial de geração estão situadas na Região Norte, enquanto os maiores centros de consumo ficam nas regiões Sul e sudeste. “A tecnologia mais adequada para transmitir essa energia em longas distâncias é a de ultra-alta tensão. Um laboratório como esse vai fazer com que essas linhas de transmissão sejam concebidas, projetadas e construídas com um desempenho melhor e também com redução de custos, por conta de redução de estruturas”.
Segundo Orsino Borges, a otimização na parte estrutural de linhas de transmissão pode levar, em alguns casos, a uma redução de custos da ordem de 10%, “com pesquisas na parte dos condutores utilizados na linha”.