Celulares sem certificação serão bloqueados pela Anatel

2015-04-10_190211

Medida vai afetar cerca de 40 milhões de brasileiros

Uma notícia poderá influenciar a vida de quem comprou celulares e outros aparelhos que utilizam chip para se conectar à internet: caso não possuir Identidade Internacional de Equipamento Móvel (Imei), ele vai ser bloqueado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que é responsável por certificar e regular o setor. Estima-se que cerca de 40 milhões de brasileiros serão afetados.
O objetivo da agencia é barrar o comércio paralelo, que vem crescendo nos últimos anos. Aparelhos roubados e falsificados são vendidos mais baratos que os modelos originais, porém não possuem o certificado de segurança. A partir de 15 de setembro, as empresas de telefonia vão começar a avisar os clientes via mensagem de texto (SMS) que regulem o aparelho, caso contrário terá a linha e o pacote on-line bloqueados após 75 dias da notificação.
Para identificar o Imei, o selo da Anatel deve estar colado na bateria do aparelho e/ou no manual. Quem adquiriu no exterior, não é necessário o selo da Anatel, mas de outra organização que integre a Associação Internacional do Setor, a GSMA, da qual o Brasil faz parte.
Mais de 20 países já implementaram o bloqueio, e os resultados foram considerados efetivos, segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Uma dica para quem for comprar um novo aparelho é conferir o Imei. Para averiguar se ele não é falsificado, o número que aparece na caixa deve ser o mesmo que aparecer na tela ao discar *#06#. Caso não seja igual, o celular é irregular. No selo de certificação da Anatel, há informações como o número de certificação, o ano de fabricação e o fabricante. É recomendado exigir a nota fiscal e guardá-la como garantia.