Cartilha explica o que fazer em caso de engasgamento em bebês

2015-04-10_190211

Enfermeiras criaram publicação que foi lançada pela USP

Muitos pais se desesperam quando seus filhos engasgam. Nesses momentos, o nervosismo e o desconhecimento sobre o que fazer podem complicar o quadro. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2013, 825 crianças de até 14 anos morreram vítimas de sufocação. Desse total, 606 eram menores de um ano.
O engasgo acontece quando a traqueia é bloqueada por algum tipo de líquido, alimento ou objeto. Não só em crianças, como em qualquer idade, o engasgo apresenta riscos de vida, por provocar asfixia e sufocamento. Pensando nisso, enfermeiras criaram uma cartilha para explicar o que fazer em caso de engasgamento.
A primeira recomendação da publicação é ligar para um serviço de resgate (Bombeiros ou SAMU). Com a cartilha, os familiares e cuidadores saberão o que fazer quando não houver acesso aos serviços de resgate ou quando ele demorarem.
Para que as manobras sejam eficientes, a cartilha foi ilustrada a partir de recomendações de saúde. Dicas para evitar o engasgo são: ficar atento sempre ao que o bebê coloca na boca, fazer o bebê arrotar após o aleitamento, e seguir as recomendações da equipe de saúde quanto aos tipos de alimentos a serem ofertados ao bebê.