Campeonato Mundial de Handebol para Surdos começa hoje, na Serra Gaúcha

2015-04-10_190211
Em 2014 a seleção disputou o mundial na Turquia

Nesta sexta-feira, dia 13, começa o Campeonato Mundial de Handebol para Surdos. A competição é disputada na Serra Gaúcha e pela primeira vez no Brasil. Seleções de diversos países intensificam a preparação para os jogos. Na manhã de quarta-feira, dia 11, 35 atletas das equipes feminina e masculina da seleção brasileira de Handebol para Surdos realizaram o primeiro treinamento local antes da competição.
O técnico da seleção feminina e também coordenador técnico da delegação, Gabriel Citton, salienta que o desafio de sediar uma competição desse porte, que reunirá mais de 300 atletas, é importante para valorizar e apresentar o esporte surdolímpico à comunidade local. Além disso, é uma maneira de inserir a Língua Brasileira de Sinais e a Gestuno, a Língua Gestual Internacional, na rotina dos caxienses.
Na recepção aos atletas, o professor Carlos Bonone, coordenador da Vila Poliesportiva, afirmou que a Instituição, por meio da comunidade acadêmica, sente-se honrada em poder sediar o Mundial e que o apoio ao evento “é uma forma de reunir a comunidade em um momento de intensa troca cultural e de alta qualidade esportiva”.
Conforme o técnico da Seleção Brasileira de Handebol para Surdos, Rafael dos Santos, este é o primeiro campeonato realizado fora da Europa. Também é a primeira vez que o Mundial terá a participação de equipes femininas. Santos afirma que os olhos do mundo estarão em Caxias do Sul, e parabeniza os organizadores pelo feito. Diz que os treinos da Seleção Brasileira aconteceram em São Paulo.
Os jogos ocorrem a partir das 18 horas desta sexta-feira,13, no Ginásio III do Centro Poliesportivo da Vila Poliesportiva. A partir do sábado, dia 14, as partidas serão às 14h, às 16h, às 18h e às 20h. As pessoas que desejarem acompanhar o Mundial terão entrada gratuita para os jogos. No entanto, sugere-se a doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados a entidades assistenciais da cidade.
O Comitê Organizador do evento é formado por membros da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos e do Comitê Internacional de Esportes para Surdos. Alexandre Dale Couto, presidente da CBDS, adianta que a população poderá assistir os jogos gratuitamente das arquibancadas. Para ampliar ainda mais o acesso à competição, será providenciada transmissão ao vivo dos jogos pela internet, por meio de streaming. Além disso, o Comitê buscará, na comunidade, voluntários para ajudar em algumas atividades logísticas da competição. “É importante que toda a comunidade interna e externa acolha bem os participantes brasileiros e estrangeiros, demonstrando senso de respeito e inclusão social”, reforça.
Esta será a segunda edição do mundial. A primeira foi em Samsun, na Turquia, em 2014. O evento é organizado pela Confederação Brasileira dos Surdos, promovido pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos, com apoio da UCS e da Prefeitura de Caxias do Sul.

 

Seleção brasileira está preparada para o início da competição