Caixa vai disponibilizar 10 bilhões em crédito para o setor imobiliário

2015-04-10_190211
O mercado imobiliário é um importante termômetro da economia, abir mais crédito para ele trás reflexos na economia do País

Foi anunciado pela Caixa Econômica Federal, mudanças na linha de crédito imobiliário disponibilizado pela instituição, a taxa de juros empregada atualmente irá mudar com objetivo de abrir mais crédito ao mercado.
A taxa de juros atual é calculada de acordo com a Taxa Referencial (TR) que desde 2018 está em zero, somada a taxa de juros 4,5% ao mês. As novas linhas de crédito terão variação de inflação calculada a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais juros de 4,0%.
Serão disponibilizados R$ 10 bilhões para o setor, financiando até 46 mil imóveis, destinados a cerca de 400 mil pessoas.
A medida irá facilitar que as operações de empréstimos em títulos sejam convergidas mais facilmente para serem negociados pelo banco no mercado financeiro. É muito mais fácil a comercialização de uma linha de IPCA do que de uma de TR, que é o modelo utilizado atualmente.
Com a mudança, mais crédito será ofertado aos clientes, a juros maiores. O banco se beneficia, pois receberá mais juros com os pagamentos e o mercado imobiliário também, já que cerca de 10 bilhões serão injetados no setor.

Raquel Vieira, empresária do setor imobiliário, está confiante em relação ao setor, acredita que neste ano e no próximo empreendimentos de grande porte aquecerão o mercado

Segundo Raquel Vieira, empresária do setor imobiliário “a abertura de crédito para o mercado imobiliário sempre é uma notícia alvissareira. Estamos vivendo uma nova fase no mercado imobiliário, desde as eleições. Ocorreu uma reação considerável nos meses de janeiro e fevereiro, março e abril já foram menos expressivos. Entretanto, temos visto um esforço do governo e da Caixa Federal no sentido de incentivar e flexibilizar os acertos de impostos e dívidas financeiras, o que consequentemente resulta no aquecimento do mercado. Em Bento Gonçalves temos grandes projetos em andamento no setor imobiliário e turístico que irão eclodir em 2019/2020 “.