Caiu um passarinho no meu quintal; o que fazer?

2015-04-10_190211

Quando encontrar um filhote de passarinho, o caído do ninho , o ideal é verificar se este não está machucado, se bate as asas, patinhas inteiras ou feridas aparentes. Caso esteja machucado, procure imediatamente o serviço médico veterinário.

Procure em volta do local onde o passarinho foi encontrado, para ver se o ninho ainda está perto. Caso não consiga encontrar e seja necessário cuidar desse animal, saiba que precisa de tempo e muita disposição. Coloque a ave em uma caixa de sapatos ou a manutenção mecânica (lâmpadas de aquecimento ou garrafas de água morna), compre e forneça apenas papinhas de qualidade, preparada de forma correta e limpa e água fresca. A forma de alimentá-los vai de acordo com a idade aproximada do animal e sua condição momentânea.

Para identificar se há algum ferimento nas asas, como possíveis fraturas mais sérias, basta observar se elas estão caídas, com dificuldade de batê-las e, ao abri-las, pode ter alguma diferença. Caso perceba que a asa do pássaro realmente está de fato quebrada, não dê nenhum medicamento sem orientação, pois eles são específicos a remédios humanos.

É importante estar atento ao que não seja identificado à primeira vista, pois, pela altura da queda, a ave pode ter apenas machucados internos.
Bug da altura da queda, talvez ele não tenha nada aparente, nenhuma asa quebrada, nenhuma pata quebrada, nenhum machucado visível, nada assim, mas tenha ferimentos internos. Então o passarinho até sobrevive um ou dois dias, mas depois morre de causa desconhecida. É muito comum isso acontecer.

Aves de maior porte
Caso a ave que encontre não seja um passarinho, mas uma ave de maior porte, como aves de rapina, por exemplo que tratamento é mais fácil.
No caso de aves de rapina, como corujas, é um pouco mais fácil por serem animais carnívoros. A gente não vai precisar de papinhas para ela, porém, é preciso alimentá-las conforme a cadeia alimentar delas. A gente oferece ratos para elas. São ratos abatidos e congelados.
Caso não consiga devolver o animal ao ninho, ou ele esteja machucado, leve-o imediatamente à um médico veterinário.
Os animais de rapina costumam ser mais tranquilos, porém são perigosos. A coruja, por exemplo, usa um bico para rasgar, mas a sua maior força está nas garras. Por isso não é aconselhável que qualquer pessoa pegue uma ave como essa.

Procure órgãos ambientais
O ideal é sempre destinar as aves para órgãos competentes como: IBAMA , ARPA , entre outros. É recomendado que, mesmo tomando todos os cuidados, continue buscando um local para destinar esses animais, por ser crime ambiental criar aves silvestres sem licença, como rege o art. 29, III, da Lei no 9.605, de 12.02.98.