Cães que latem demais. O que fazer?

2015-04-10_190211

Você deixa seu cachorro solto no pátio, mas cada pessoa, carro, ou outro cão, passa na frente do seu portão ele faz um estardalhaço. Como resolver esses latidos?

Bom, cada pessoa/carro que passa na frente, eles vêm como uma ameaça e não entendem que a pessoa está apenas de passagem.
A pessoa se aproxima, os cães latem, a pessoa vai embora e eles pensam que salvaram a casa da invasão. Então, eles são auto recompensados por isso e passam a latir sempre para tudo o que passa, com a sensação de que estão fazendo um bem para todos.
Além do excesso de energia, pois alguns cães não têm o costume de sair para passear, existe também a possibilidade de eles se verem como líderes em casa. Juntando isso, logo o problema só vai se agravando.

O que fazer neste caso?
– Passeios diários com a certeza de que os peludos estão realmente voltando cansados.
– Enriquecimento ambiental: brinquedos com comidas dentro e difíceis de tirar são os melhores.
– Dessensibilização e contracondicionamento: com treino específico para o portão, de forma que eles diminuam o interesse pelos latidos e, quando latirem, obedeçam quando pedimos para parar (consulte um adestrador ou consultor em comportamento canino para a melhor orientação).
Vale lembrar que sempre que acertarem e obedecerem, eles devem ser recompensados por isso (um petisco, um “muito bem” com bastante carinho ou jogar um brinquedo). Assim, eles vão aprendendo cada vez mais e mais rápido.