Cães: 5 dicas para um passeio perfeito

2015-04-10_190211

No Brasil, há cerca de 54,2 milhões de cães e o país já tem mais cães e gatos do que crianças em seus lares. É o que informam os dados do IBGE em censo realizado em 2018. Com tantos pets, o bem-estar desses animais é um tema de preocupação para seus tutores.
Além dos cuidados básicos com a alimentação, com a vacinação e com a higiene, os especialistas em comportamento animal alertam sobre a importância dos passeios.
Além de ser uma prática que favorece a saúde mental e física do animal, é o momento ideal para exercer o comportamento explorador dos cães. Mas, o comportamento indisciplinado do animal e a falta de paciência para ensiná-lo são as principais causas que fazem com que seja um momento estressante para os tutores.

Mantenha a calma
Evite falar “vamos passear”. Isso pode deixar seu animal eufórico e a euforia faz com que ele não compreenda o seu papel naquele momento. A ideia é que ele se acostume aos passeios como parte de sua rotina, como algo que acontece normalmente, com calma e tranquilidade.

Seja o condutor
Uma das principais reclamações dos tutores são os puxões durante os passeios. Lembre-se que é você quem manda, quem indica as direções e quem decide a duração do passeio. Você deve ser o primeiro a colocar os pés para fora de casa. Na rua, pause a caminhada quando o cachorro começar a puxar a coleira ou quiser mudar de direção. Não deixe que o cão te leve.

Desenvolva rotina
Os cães são animais muito inteligentes e conseguem entender nossa comunicação não verbal com facilidade. Não é à toa que é chamado de “o melhor amigo do homem”. Estabelecer uma rotina de passeios em um mesmo horário do dia e, se possível, passando pelo mesmo caminho, ajuda o seu animal a criar um comportamento repetitivo e isso faz com que ele se mantenha cada vez mais à vontade antes, durante e depois do passeio. Lembre-se de que os cães não gostam de quebras nas suas rotinas, eles são animais que se estressam com o desconhecido.

A duração ideal
Você precisa estar atento para ler os sinais que o seu cão vai dar quando estiver satisfeito com o passeio.
O ideal é que a duração seja eficaz para deixar o animal tranquilo e relaxado. Cães com mais energia precisam de um passeio de 30 minutos no mínimo, já cães com energia baixa estarão satisfeitos com um passeio de 20 minutos. Aprenda a ler os sinais que seu animal te dá.

As necessidades básicas
Muitos cães adquirem o hábito de fazerem suas necessidades na rua. Para isso, é ideal duas coisas: estar atento aos sinais do corpo do animal antes de urinar ou defecar e levar sempre saco plástico para recolher.
Por isso, nada de ficar puxando a coleira ou ficar impaciente com o animal. Dê a ele o tempo que precisa para suas necessidades fisiológicas.