Cabelos danificados: cortar ou tratar?

2015-04-10_190211

Como recuperar a saúde e dignidade dos seus fios depois de muitas loucuras

Quem está com o cabelo danificado, com pontas duplas, aparência opaca, fios quebradiços e um aspecto frágil, sem movimento, geralmente é aconselhada a seguir uma rotina de reconstrução capilar mais intensiva para recuperar a vitalidade, a força e a beleza dos fios, especialmente se você tem o hábito de fazer procedimentos químicos como descoloração e alisamento. No entanto, há alguns casos em que, mesmo realizando os melhores tratamentos, é preciso cortar as pontas dos fios para que eles possam realmente voltar a um visual saudável e encorpado. Como saber qual é a melhor opção para apostar? Reunimos as melhores dicas sobre o assunto para te ajudar a transformar o cabelo danificado em madeixas sedosas e radiantes da raiz às pontas. Confira!

Entenda os sinais
Apesar do termo “cabelo danificado” ser usado para descrever qualquer tipo de fio que não está mais saudável, há vários níveis de dano diferentes, então é importante entender como exatamente está a sua fibra capilar antes de tomar uma providência. Realizar um diagnóstico capilar no salão de beleza é a melhor opção. Alguns sinais de dano são mais claros até para quem não é especialista.
Os primeiros sinais de danos no cabelo geralmente são a opacidade, que é o visual sem brilho, e um toque levemente áspero, que faz as pontas do cabelo embolarem mais facilmente. Esse quadro configura um cabelo ressecado e geralmente é causado por exposição ao sol sem proteção UV ou uso de chapinha, secador e babyliss sem protetor térmico. Se essas práticas passam a fazer parte da sua rotina, com o tempo os sinais de danos vão ficar mais acentuados e podem ser combinados com surgimento de frizz e pontas duplas em alguns fios. Se seus cabelos costumam passar por químicas como alisamento, coloração ou descoloração, a tendência é que as pontas duplas se espalhem e os fios percam elasticidade e comecem a ficar quebradiços, levando a um quadro de afinamento e danos profundos.

Como saber se é a hora de cortar?
O cabelo é considerado “morto” porque não se regenera sozinho, ao contrário do que acontece quando machucamos a pele, por exemplo. Por isso, depois que os fios são danificados, é preciso manter uma rotina de cuidados regrada para estar sempre repondo os nutrientes e proteínas que foram perdidos. Se você começar a tratar o cabelo quando ele ainda está nos primeiros sinais de danos leves, é provável que consiga recuperar o aspecto saudável, resistente e brilhoso em pouco tempo. No caso dos danos profundos, o tratamento também é fundamental para a reparação da fibra capilar, mas pode não ser suficiente para desfazer o desgaste sofrido.
Se faz mais de quatro meses desde que você aparou os fios pela última vez, pode ter certeza de que um corte vai fazer toda a diferença na saúde e na aparência do cabelo, mesmo que seja só para tirar as pontas mais antigas. No entanto, mesmo que tenha aparado os fios há menos tempo que isso, se o cabelo está com pontas duplas na maior parte dos fios e quebra acentuada, é hora de voltar ao salão de beleza para um novo corte o mais rápido possível, porque a tendência é que o quadro se agrave cada vez mais.

Os melhores tratamentos
O melhor tratamento para cabelo danificado vai depender do nível de dano dos seus fios, então deve ser personalizado para as suas necessidades. Quer você escolha cortar as pontas ou não, é fundamental ajustar a rotina de cuidados com os fios para recuperar a saúde da fibra capilar. Porcure em revendas de produtos para salão idicações de produtos que tenham propriedades reparadoras e ingredientes que tenham ação regeneradora para o desgaste da fibra.
Para cabelos muito danificados, com desgastes profundos derivados de procedimentos químicos, precisa de produtos que atuem na reconstrução dos fios fragilizados para devolver força à fibra, reduzindo a quebra e a formação de pontas duplas para reestruturar os fios de cabelo. Fios virgens apresentam alta concentração de KAPs, enquanto nos cabelos danificados essas microproteínas desaparecem.
Sem elas, toda a estrutura do cabelo entra em colapso. Procure produtos que tenham este elemento em sua composição para, justamente apostar na recomposição dessas proteínas para tornar o cabelo mais resistente e saudável. Todos os produtos são para uso contínuo e de longo prazo, reconstruindo a fibra capilar e restabelecendo o equilíbrio do cabelo.

Dia a dia é importante
Além do corte e do tratamento, há muitos cuidados simples que podem fazer toda a diferença no processo de recuperação de um cabelo danificado. A dica principal é evitar ao máximo criar novos danos enquanto estiver tentando reparar os anteriores. Para isso, evite realizar procedimentos de alisamento, coloração ou descoloração com frequência; dê o máximo de tempo possível entre retoques e conte sempre com a orientação de um cabeleireiro durante o processo. Além disso, evite usar secador, babyliss e chapinha no dia a dia, guardando os aparelhos de styling para ocasiões especiais. Quando for utilizar uma dessas ferramentas, não esqueça de aplicar um bom protetor térmico antes para evitar que o calor danifique ainda mais a fibra. Por fim, lembre-se de voltar ao salão de beleza periodicamente para realizar tratamentos com um expert, que tem acesso a rituais exclusivos para profissionais e saberá como cuidar das suas madeixas para acelerar a recuperação.