Bento receberá novo lote com quase 5 mil vacinas contra Covid

2015-04-10_190211
É preciso fazer agendamento das 9h às 17h, no telefone 3771-4250. Foto: Reprodução

Grupos com comorbidade precisam fazer agendamento para aplicação do imunizante

As três remessas contendo mais de meio milhão de vacinas contra o coronavírus recebidas nos últimos dias pelo Rio Grande do Sul começaram a ser distribuídas pelo governo do Estado às coordenadorias regionais de saúde nesta terça-feira (4). A maior parte do carregamento permitirá avançar na primeira aplicação até pessoas com comorbidades a partir dos 40 anos. Desse montante, Bento Gonçalves receberá 4.907 doses.

Somando os envios de vacinas de Oxford, CoronaVac e Pfizer, as prefeituras do Estado terão, nesta semana, 520.602 imunizantes, de acordo com documento da Secretaria Estadual da Saúde (SES). O total é ligeiramente inferior ao divulgado antes porque os números haviam sido baseados em estimativas e o Governo retém pequeno quantitativo para emergências, como quando uma prefeitura relata perda.

As doses da vacina de Oxford/AstraZeneca serão para a primeira injeção em pessoas a partir dos 40 anos com comorbidades; gestantes e mulheres em até 45 dias no pós-parto (puérperas) maiores de 18 anos, independente de condições pré-existentes; e pessoas de 40 a 54 anos com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ainda haverá 320 injeções para militares que participam da Operação Acolhida.

As quase 32 mil CoronaVac serão focadas para a segunda dose – o suficiente, nos cálculos do governo do Estado, para cobrir 97% das pessoas vacinadas no fim de março. Já o carregamento de 32.760 doses da Pfizer, direcionado somente a moradores de Porto Alegre.

Cronograma
A Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves iniciou, na terça-feira (04), a vacinação para o grupo das pessoas com comorbidades, previsto na fase 1 do Plano Nacional de Imunizações. Estão sendo imunizadas pessoas com Síndrome de Down maiores de 18 anos, sem necessidade de comprovação. A vacina será aplicada no Espaço de Saúde do Idoso, no Bairro Progresso, na quinta-feira, 6. Não é necessário agendamento. Pacientes renais crônicos, acima dos 18 anos, serão vacinados no dia do próprio serviço de diálise, no Hospital Tacchini.

Gestantes e puérperas com comorbidades maiores de 18 anos, com atestado médico, carteira da gestante e comprovação da comorbidade, que não tenha realizado a vacina da gripe nos últimos 15 dias; pessoas com deficiência cadastradas no plano Benefício de Prestação Continuada entre 55 e 59 anos, que devem apresentar cópia atualizada da comprovação da comorbidade. Identificação pelo cadastro ativo; pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos, que devem apresentar exame médico, relatório médico ou receita médica.

Esse grupo precisa fazer agendamento das 9h às 17h, no telefone 3771-4250. A vacina será realizada no Espaço de Saúde do Idoso, no Bairro Progresso. Além dos documentos necessários, é preciso apresentar documento com foto e cartão do SUS.