Bento recebe mil doses de vacinas contra febre amarela ao mês

2015-04-10_190211
Recomendação é que população faça a vacina de 10 à 15 dias antes da viagem

No mês de janeiro foi constatado que o Rio Grande do Sul estava na zona de risco de contaminação

As vacinações contra a febre amarela aumentou no último mês em Bento Gonçalves. O enfermeiro responsável pelo setor de imunização, Maikel Manfredini, não soube dizer qual a porcentagem de aumento, porém garantiu em virtude do alerta da doença, o pedido pela vacinação cresceu entre todas as idades. De acordo com ele, é feito o pedido de mil doses de vacina ao mês.
Manfredini alerta para a vacinação para quem viaja para áreas de risco de contaminação. “É importante as pessoas realizarem a vacina de 10 à 15 dias antes da viagem”, afirma.
Unidades de saúde do interior do município também recebem doses da vacina. “Quem vive no interior pode receber a vacina mediante apresentação da carteira de vacinação. A única que não tem ainda é a unidade do 15 da Graciema porque não existe mais a sala de vacina, nas demais regiões é possível encontrar doses da vacina”, afirma.
Ainda segundo ele, devem ser vacinadas crianças a partir dos 9 meses, com reforço aos 4 anos, já para quem é acima de 5 anos e adulto, é recomendado uma dose e reforço após 10 anos.

Brasil tem 60 mortes confirmadas por febre amarela, diz ministério
O ministério da Saúde informou no início deste mês que o número de mortes confirmadas por febre amarela chegou a 60 no Brasil. Deste total, 53 ocorreram em Minas Gerais, quatro no Espírito Santo e três em São Paulo.
Desde o início do surto, os órgãos de saúde brasileiros foram informados de 150 suspeitas de morte por febre amarela – 87 ainda estão em análise e três foram descartadas. Tocantins, que no último boletim tinha apenas uma notificação, agora apearece na lista com uma morte em investigação.
Até então, o país recebeu 921 notificações da doença, sendo que 804 ocorreram em Minas Gerais. Deste valor total, 702 estão em investigação, 161 foram confirmadas e 58 descartadas.

Dicas para se prevenir contra a doença

-Vacinação (duas doses)
– Crianças: a partir dos 9 meses (6 meses em áreas de risco) e aos 4 anos
– Adultos não vacinados: uma dose e outra 10 anos depois

Para evitar picadas
– Repelente (evitar os que também têm protetor solar)
– Aplicar o protetor antes do repelente
– Não usar repelentes em crianças com menos de 2 meses
– Evitar perfume em áreas de mata
– Roupas compridas e claras (ou com permetrina)
– Mosqueteiros e telas

Controle do mosquito
Evitar água parada e tomar os mesmos cuidados da dengue, porque há risco de a doença ser contraída pelo Aedes aegypti (o que não acontece no Brasil desde 1942)

Distância de áreas de risco
Evitar áreas de mata com registros da doença; caso vá viajar a esses locais, tome a vacina ao menos dez dias antes

Tratamento
É apenas sintomático, com antitérmicos e analgésicos (anti-inflamatórios e salicilatos como AAS não devem ser usados)
Hospitalização quando necessário, com reposição de líquidos e perdas sanguíneas
Uso de tela, por exemplo, para evitar o contato do doente com mosquitos