Bento Gonçalves vai sediar primeira feira internacional de vinhos no Brasil

2015-04-10_190211

Bento Gonçalves, foi a cidade escolhida para sediar uma feira internacional de vinhos no Rio Grande do Sul. A confirmação ocorreu nesta quinta-feira, dia 23, no início da tarde, durante um encontro no Palácio Piratini que reuniu o governador José Ivo Sartori, representantes do Estado e lideranças do setor com o diretor-geral da empresa italiana Veronafiere, Giovanni Mantovani. A feira deve ocorrer no mês de novembro do ano que vem.
A empresa italiana, sediada na cidade de Verona, na região do Vêneto, tem mais de 100 anos de atuação, promove cerca de 32 feiras por ano, incluindo a Vinitaly, considerada uma das principais feiras vinícolas do mundo, e calcula um faturamento anual de cerca de 90 milhões de euros.
Neste ano, uma missão da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) e do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) visitou a sede da Veronafiere e comunicou à direção da empresa o interesse do Rio Grande do Sul em realizar um evento para inserção dos vinhos brasileiros no mercado mundial.
A ideia inicial é que a feira tenha foco principal na valorização do vinho gaúcho e do azeite de oliva, e chegou a ser levantada a possibilidade de que ela fosse realizada em Esteio, no Parque de Exposições Assis Brasil, porém a capital nacional do vinho foi a cidade escolhida.
O diretor-geral, Giovanni Mantovani, afirmou que três critérios foram decisivos para escolher Bento Gonçalves. “É uma cidade que produz vinho, tem o setor organizado, com entidades de classe, conta com infraestrutura para turistas e um bom espaço para organizar um grande evento. Além disso, o RS está no centro do Mercosul”, lembrou. O município também sedia a Fenavinho, evento com 50 anos de tradição nacional e internacional na promoção do vinho brasileiro.
Hoje, segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o RS produz 90% de todos os vinhos e espumantes do Brasil, sendo que a Serra é o grande polo do setor.